Isaura e Tatiana entregam Prêmio Mulher Combativa

Em homenagem ao dia da mulher, deputada estadual Isaura Lemos e vereadora Tatiana Lemos, ambas do PCdoB Goiás, entregaram o prêmio Mulher Combativa às mulheres de diversos segmentos que se destacaram na atuação política e social na sociedade goiana.

O auditório Jaime Câmara foi pequeno para receber tantas homenageadas, convidados, amigos, imprensa e comunidade que marcaram presença no evento de entrega do Prêmio Mulher Combativa, em comemoração ao Dia da Mulher, na Câmara Municipal de Goiânia.

A iniciativa, da vereadora Tatiana Lemos e da deputada Isaura Lemos, ambas do PCdoB, contou com a participação de mulheres goianas de diversos matizes, líderes em seus segmentos de atuação e formadoras de opinião em nossa sociedade.

O objetivo do prêmio, que já está em sua terceira edição, é o de fortalecer os movimentos feministas e suas conquistas políticas e sociais, bem como empoderar as mulheres na luta contra o preconceito, a discriminação de gênero e, sobretudo, no combate à violência da qual muitas ainda são vítimas.

Nos discursos, a deputada Isaura e a vereadora Tatiana exaltaram a necessidade de mais presença da mulher no parlamento e na vida política do país. Foram porta-vozes no relato de histórias de mulheres que vêm atuando para a construção de um mundo com mais justiça e inclusão social. “O Prêmio Mulher Combativa é uma forma de reverenciar e apoiar a causa feminista. Temos que ter acesso aos espaços de poder e decisão, combatendo a sub-representação das mulheres. Esse é um fato decisivo para um status de emancipação plena e igualdade de direitos”, reafirmaram.

A mesa foi composta pela delegada goiana Laura de Castro Teixeira; Denise Carvalho, ex-deputada estadual e dirigente do PCdoB em Goiânia; vereadora Cristina Lopes; Ailma de Oliveira, presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB); Onaide Santillo, superintendente de Direitos Humanos do Governo do Estado de Goiás; Dayani Macedo, presidente do Centro Popular da Mulher (COM) e representante da União Brasileira de Mulheres (UBM); Márcia Alencar Santana, pró-reitora da PUC-GO; Fernanda da Silva Rodrigues, defensora pública da Infância e Juventude de Goiás; Cecília Melo, superintendente da Mulher do Governo do Estado de Goiás. O público foi brindado com uma breve apresentação da cantora Maira, também homenageada na ocasião, que interpretou canções memoráveis da música popular brasileira, que exaltam a força e a beleza de ser mulher.

Uma das homenageadas, Viviane Maia, jornalista e professora diz que: “Me sinto muito lisonjeada por poder compartilhar esta homenagem com mulheres tão especiais, que lutam diariamente para que nós, mulheres, possamos usufruir dos direitos e viver com dignidade e respeito”.