“Lula ministro” repercute nas redes sociais 

“Ministro (Jaques) Wagner no dia de seu aniversário mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula novo Ministro da pasta!”, anunciou o líder do governo na Câmara, José Guimarães, pelo Twitter. Foi o bastante! Em poucos minutos, a hasteg #CasaCivil já era o Treding Topics ou TT's, como palavras mais postadas no Twitter em todo o mundo.

Post Jandira

Na verdade, esse anúncio já era esperado desde a semana passada quando a imprensa já dava como certa a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro da Casa Civil do governo Dilma. Mesmo assim, o debate político tomou conta das redes sociais. Pessoas comuns e até personalidades comentaram o histórico acontecimento, já que nunca antes na história do Brasil um ex-presidente se tornara ministro.

Nas redes sociais, muitos cumprimentos e solidariedade com o ex-presidente, outros comentários contrários à decisão. Paulo Abrão, doutor em direito, ex-secretário nacional de Justiça e atual secretário executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul, escreveu cinco tópicos explicando porque a nomeação de Lula como ministro não serve para impedir as investigações contra ele. “Na condição de ministro não haverá interrupção no prosseguimento das investigações de nenhuma denúncia que fizeram contra ele”, esclarece.

A decisão de Lula ministro foi comemorada nas redes sociais pelo líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PT-PA). “Lula vai para Casa Civil e Jaques Wagner, para a chefia de gabinete. A presidenta Dilma Rousseff decidiu que o ex-presidente Lula vai ocupar a Casa Civil do governo, no lugar de Jaques Wagner, que vai para a chefia de gabinete”.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também comemorou a notícia no seu perfil no Facebook. “Foi uma grande decisão de Dilma Rousseff e Lula. De humildade e ousadia, de visão política e unidade, expressando sua colaboração pelo nosso país. Sua chegada reforça a relação deste projeto com o povo brasileiro, as relações institucionais e o Parlamento. E vai além: reforça uma agenda de crescimento e fortalecimento do Brasil”, postou no Facebook.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence, rebateu os questionamentos da oposição. “A autoridade da presidenta é dada por mais de 50 milhões de votos. Ela é inquestionável. Ela é a presidenta da República. Por isso eu reitero que não tem o menor cabimento a oposição querer nomear ministro. Se a oposição quiser nomear, tem que ganhar eleição. A presidenta é a presidenta eleita e nas democracias se respeita a vontade popular”, afirmou.

O líder do governo no Senado, Humberto Costa também comentou no Twitter:

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) postou: “Um vento forte de esperança por mudanças na política, por uma relação mais direta com o povo brasileiro e pela construção de uma agenda de crescimento e superação da crise”.

Vice-líder do governo na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também saudou Lula ministro e ainda alfinetou a oposição.

Jornalistas de oposição ao governo demonstraram indignação com a decisão e comentaram nas redes. Editores da Globo e da Veja, como Ricardo Noblat e Reinaldo Azevedo, postaram inúmeras mensagens sobre o assunto.

Páginas políticas de humor, como o Política no Face, apimentaram o debate nas redes:

Furo

Na ânsia de dar o furo ou desgastar a imagem do ex-presidente, a Globo deu algumas “barrigadas” nesta terça-feira (15), quando a jornalista Maria Beltrão informou, no programa "Estúdio I", que era oficial que o ex-presidente Lula teria sido nomeado novo ministro-chefe da Secretaria de Governo. A notícia também foi dada em seu Twitter oficial da emissora. O episódio se repetiu com Christiane Pelajo, no início da edição das 16 horas na GloboNews. Desmentida algum tempo depois pela própria emissora, o fato gerou uma série de críticas e piadas nas redes sociais.