Democracia enche as ruas do Brasil

Começaram desde a manhã desta sexta (18) os atos no Brasil contra o golpe e pela democracia.  Veja aqui no Portal Vermelho como foi a movimentação da militância nas ruas em defesa da legalidade. 

Não vai ter Golpe - capa

21h – Curitiba, PR

"Um, dois, três, Moro no xadrez", cantavam os manifestantes em Curitiba. Os organizadores do ato pró-Dilma na cidade estimam em 20 mil o número de manifestantes. A PM, no entanto, afirma que 5 mil pessoas participaram da atividade. 



20h56 – Teresina, PI

 “Tem muita gente defendendo a política de ódio e intolerância e estamos aqui defendendo a democracia. Não vamos aceitar golpe. Se alguém quiser assumir o poder do país tem de ser pela Constituição, pela vontade do povo. Quem quiser ganhar a eleição de senador, governador, presidente da República tem de ser no voto, na vontade do povo”, disse o governador Wellington Dias (PI), durante ato em defesa da democracia. A manifestação reuniu 5 mil pessoas, segundo estimativas da organização e da Polícia Militar.

20h49 – Brasília, DF

Os manifestantes que participam de ato contra o golpe e em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocuparam todas as faixas do Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília. 

Com gritos de ordem e críticas ao juiz Sérgio Moro, aos partidos de oposição e ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os manifestantes marcham em direção ao Congresso Nacional.

Muitos já estão no gramado em frente à sede do Legislativo. Antes, por cerca de duas horas, eles ficaram concentrados em frente ao Museu da República, onde foi projetada a frase "Não vai ter golpe!!!". A máquina de laser usada para a projeção estava em um carro de som. À medida que o carro andava, a frase ia sendo projetada em outros prédios da Esplanada.

20h45 – Florianópolis, SC

Cerca de cinco mil pessoas, de acordo com a PM, ocupavam a Avenida Paulo Fontes, em Florianópolis. Organizadores do ato pró-democracia calcularam sete mil pessoas.

20h43 – Vitória, ES

Manifestantes se concentraram em frente à Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo, em Vitória , durante ato a favor da democracia e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A imagem abaixo foi enviada pelo internauta Felipe Machado Cardoso para o UOL Notícias.



20h37 – São Paulo

Por volta das 19h50, o ex-presidente Lula encerrou o seu discurso: "Talvez vocês não tenham noção do bem que vocês fizeram para a democracia brasileira. A melhor coisa que o Brasil produziu é a sua gente. Não aceitem provocação ao voltar para a casa. Quem quiser ficar com raiva que morda o próprio dedo. Nós não vamos aceitar provocação."

20h25 – Curitiba, PR

Manifestantes se concentraram na praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, no final da tarde desta sexta-feira (18). Batizado de #VemPraDemocracia, o ato reunia, no início da noite, segundo a Polícia Militar, cerca de 3,5 mil pessoas estão no local. Os organizadores do evento, porém, estimam 15 mil manifestantes.

Além de se mobilizarem em favor do Governo Federal, os participantes também protestavam contra as decisões do juiz federal Sérgio Moro, que recentemente tornou pública as conversas por telefone da presidente Dilma Rousseff e de Lula, que haviam sido grampeadas. O mote principal do ato é o "Não vai ter golpe".

Também nesta sexta, houve ato em Curitiba contra o Governo Federal e em favor da Lava Jato e do juiz Sergio Moro. Este, contudo, reuniu cerca de 30 pessoas em frente à sede da Justiça Federal. As informações são do BemParaná.

20h20 – Natal, RN


Em Natal, organizadores estimam que cerca de 30 mil pessoas participaram do ato pela democracia. Já a Secretaria de Segurança Pública divulgou que foram 17 mil pessoas nas ruas.

20h15 – Rio de Janeiro, RJ

A Praça XV no Rio de Janeiro está completamente lotada com shows e intervenções em defesa da democracia. Organizadores estimam que cerca de 50 mil pessoas participam do ato.

20h09 – Recife, PE

De acordo com o Diario de Pernambuco, organizadores apontam que o ato convocado pela Frente Popular nesta sexta-feira reuniu cerca de 200 mil pessoas. O grupo saiu em caminhada de três quilômetros do Derby até a Praça da Independência, no bairro da Boa Vista. A manifestação ocorreu em clima tranquilo, e não foram registrados incidentes.

O grupo exibiu bandeiras em defesa a programas sociais do PT e também de críticas ao juiz federal Sérgio Moro. Em alguns momentos, os manifestantes receberam apoio de moradores do local, que chegaram a jogar papel picado e a aplaudir a movimentação.

Para um dos fundadores do Movimento Mangue Beat, Fred 04, a solução é ocupar as ruas. "O mais irritante são os meios de comunicação quando ficam indignados quando dizem que não vai ter golpe. Não vai ter golpe mesmo. Acho que é continuar na rua, a máscara do golpe na Justiça, Ministério Público, no Congresso, na mídia, caiu. Então a única arma que resta para os democratas, pra quem defende a democracia é ir pra rua", argumenta.

19h55 – São Paulo, SP

Alguns trechos da fala do ministro Lula, no ato pela democracia em São Paulo:

"Terça-feira, se não houver impedimento, eu estarei orgulhosamente servindo a minha presidenta Dilma, porque estarei servindo o povo brasileiro, o trabalhador brasileiro. Se eu não acreditasse nisso eu não teria aceito."

"Se tem uma coisa que eu sei fazer é conversar com sem-terra, com empresário e banqueiro. Nunca na história desse país um presidente conversou tanto com eles"

"Eu aceitei fazer parte do governo da Dilma porque ela ainda tem dois anos de mandato e nós ainda podemos mudar a história. Terça-feira eu estarei com a presidenta Dilma".

"Eu entrei para ajudar a presidenta Dilma porque acho que a gente tem que reestabelecer a paz para provar que esse país é maior que qualquer crime no planeta terra, que vai crescer e sobreviver."

"Eles que se dizem pessoas estudadas, sociais democráticas, não aceitaram o resultado. Estão atrapalhando a presidenta Dilma a governar esse país.

Vestem verde e amarelo porque acham que são mais brasileiro do que nós. Corte uma veia para ver se sai sangue vermelho como o nosso? Eles querem viajar para Miami, eu viajo para o Rio Grande do Norte, para a Bahia, eu viajo pelo Brasil."

19h48 – São Paulo, SP

Lula, em São Paulo: "Esse país precisa voltar a crescer, tem que ter uma sociedade harmônica, que democracia é a convivência da diversidade(…). Tem gente que prega a violência contra nós 24 horas por dia. Tem gente nesse país que falava em democracia da boca para fora. Eu pedi eleição em 1989, em 1994, em 1998. Já tinha perdido em 1982 para o governo de São Paulo. Em nenhum momento vocês viram eu ir para a rua protestar contra quem ganhou", disse o novo ministro da Casa Civil.

19h37 – São Paulo, SP

Roda de samba no ato de hoje na Avenida Paulista, pela democracia e contra o golpe. Os manifestantes estão ao lado da legalidade, que também é o lado da alegria.
 

ISSO A DIREITA NÃO TEM. ISSO É BRASIL.Maravilhosa roda de samba no ato de hoje na Av. Paulista pela democracia, contra o golpe.O nosso lado é o lado da alegria.#NaoVaiTerGolpe #VaiTerLuta #VemPraDemocraciaVídeo: Caetano Tola e Pedro Ivo Carvalho, para os Jornalistas Livres.

Publicado por Jornalistas Livres em Sexta, 18 de março de 2016

19h30 – São Paulo, SP

 

 "O estado democrático de direito corre riscos. Temos ideologia, ponto de vista, mas o que está em jogo são as garantias individuais de cada um de vocês. De quem está aqui e de quem veio no dia 13. Estamos defendendo a segurança política deles e de todos.", disse o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. 

"É a avenida da democracia, da participação. Esse é um ato histórico. Não é um ato em defesa de um governo ou de um partido. Não é em defesa de um homem ou de uma mulher. É um ato em defesa da República Federativa do Brasil", completou, durante o ato na Avenida Paulista.


19h27 – São Paulo, SP

A jararaca está viva e esteve na Paulista. 

19h21 – São Paulo, SP

O ex-presidente Lula demorou a conseguir sair do carro. Mas antes mesmo de aparecer, já era aplaudido pelos manifestantes. 

19h12 – Brasília, DF

"Nessas manifestações é que temos possibilidade de mostrar para o povo, para os indecisos, que existe uma grande parte da população que quer a democracia", afirma ao G1 o administrador Vitorino Murrieta", que levou uma faixa com a inscrição "democracia" ao ato de apoio ao governo Dilma e ao PT. Manifestantes projetaram a frase "Não vai ter golpe" .

19h09 – São Paulo

Chico César e Leci Brandão estiveram juntos na Paulista.

 

#VemPraDemocracia SP Palco da Democracia

Chico Cesar e Lecy Brandão no Palco da Democracia na Av Paulista!#VemPraDemocracia

Publicado por NINJA em Sexta, 18 de março de 2016

18h56 – Brasília, DF

Em ato organizado pela Frente Brasil Popular, mais de 15 mil manifestantes ocupam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, empunhando cartazes com frases de apoio à Dilma e ao ex-presidente – e agora ministro da Casa Civil – Luiz Inácio Lula da Silva e contra o que chamam de “golpe”. O servidor público Pedro Rodrigues disse que Lula está sofrendo uma “injustiça”. “O que me trouxe aqui foi ver a injustiça que está sendo feita com o companheiro Lula. Não estão dando direito de defesa para ele”.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, também marcou presença. "O processo de impeachment pode ter até cara de legal, mas não é legal, é golpe. Estou feliz de ter o Lula como colega de ministério. Ele é um craque, o Pelé da política, vai ajudar a resolver os problemas", disse Juca.

18h54 – Natal, RN

Mais cedo, mais de 10 mil pessoas marchavam pelo centro da capital potiguar.

18h48 – Fortaleza, CE

18h45 – Porto Alegre, RS

"Não vai ter golpe, vai ter luta!", entoam os mais de 20 mil manifestantes que carregam bandeiras e faixas concentrados na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre.

18h30 – Recife, PE

Organizadores estimam que 200 mil pessoas participam neste momento da passeata da democracia no Recife. Veja no vídeo: 

 

#Protesto1803 Multidão percorre a Cde da Boa Vista

Publicado por Jamildo Melo em Sexta, 18 de março de 2016

18h25 – Rio de Janeiro, RJ

Na Praça XV, no Rio de Janeiro, a atriz Letícia Sabatella leu um poema durante o ato em defesa da democracia e contra o golpe. Ela e a colega Bete Mendes são pela legalidade.

18h20 – Aracaju, SE

Em Aracaju, Sergipe, milhares tomam as ruas em uma marcha que percorre os bairros Santo Antônio, 18 do Forte, e encerrar no Terminal da Avenida Maracaju, no Bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital. "Isso demonstra aos que querem dar o golpe que o povo está atento. Vamos defender o estado democrático direito. Se querem derrubar a presidente esperem as próximas eleições. É o momento de passar o Brasil a limpo”, disse o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe, Rubens Marques de Souza.

18h14 – São Paulo, SP

O ator Gregório Duvivier está na Avenida Paulista contra o golpe! <3


 

18h06 – São Paulo, SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou neste momento à Avenida Paulista para participar do ato.

17h54 – Recife, PE

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), participa do ato contra o golpe no Recife e defende unidade para defender a democracia.


17h48 – São Paulo, SP

Não há como negar as imagens. A própria TV Globo, que no domingo passado fez uma cobertura em clima de convocação para os atos pró-golpe, acaba de mostrar a Avenida Paulista tomada por um mar de gente e outros tantos militantes ainda se dirigindo ao local. Segundo a organização, há 250 mil pessoas. A PM, imagine só, desta vez ainda não fez estimativas.

 
17h41 – Belo Horizonte, MG

Em Belo Horizonte, terra do líder da oposição Aécio Neves, a manifestação já reúne uma multidão. Apoiadores do governo federal aproveitam para criticar as manifestações despolitizadas dos golpistas.

17h38 – Porto Alegre

Manifestantes contrários ao golpe se reúnem na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (18). Conforme a organização do protesto, a concentração começou às 14h. Marcado para as 17h, o ato público defende também a democracia e os direitos sociais.
De acordo com a organização, já são mais de 5 mil pessoas na rua. "Não vai ter golpe!", entoam os manifestantes, que carregam bandeiras e faixas.


17h29 – Rio de Janeiro, RJ

De acordo com a CUT, cerca de 10 mil pessoas já lotam a Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo relatos, manifestantes não param de chegar ao local.



17h26 – São Paulo, SP

Lideranças dos movimentos sociais presentes no ato em defesa da democracia em São Paulo denunciam que manifestantes estão sendo impedidos de chegar à Avenida Paulista. De acordo com eles, ônibus de trabalhadores são impedidos de subir a Avenida Rebouças. Também há relato de que ônibus que vinham de Santos, litoral sul, foram barrados na estrada.

17h23 – São Paulo, SP

O ator Luís Henrique Nogueira participa de ato em defesa da democracia e contra o golpe em São Paulo. "Vim aqui lutar pelo o que eu acredito, uma democracia legítima", disse ele. "É uma luta pela justiça real, todos queremos o fim da corrupção", completou.

17h09 – Salvador, BA

Manifestantes fazem uma grande mobilização em defesa da democracia e a favor do governo da presidenta Dilma Rousseff na tarde desta sexta-feira (18), em Salvador, cuja saída foi marcada para Campo Grande, região central de Salvador. Por volta das 16h10, o grupo começou a caminhar em direção à Praça Castro Alves. O trajeto tem quase dois quilômetros. No meio da trade, a assessoria da Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma das entidades organizadoras do protesto, informou que 35 mil pessoas participavam do ato que, ao final, chegou a reunir cerca de 100 mil manifestantes.

16h30 – São Paulo, SP

Militantes animam a‬ Avenida Paulista contra o golpe.

 

#vemprademocracia Fora coxinha, fora tucano eu vou pra rua na defesa do Estado de Direito

Um vídeo publicado por Conceição Oliveira (@maria_fro) em


16h26 – Salvador, BA

Em Campo Grande, centro de Salvador, 7 mil pessoas se concentram para sair em passeata até a Praça Castro Alves. Todos em defesa da democracia e contra o golpe.

 



16h18
São Paulo, SP

Manifestantes começaram a chegar à Avenida Paulista, em São Paulo, por volta das 15h. Embalados pelo jingle 'Lula lá', empunhando faixas e bandeiras, eles já tomam os dois sentidos da avenida, para dizer que “não vai ter golpe”. Muitos carregam placas com fotos de militantes que combateram o regime militar, onde se lê: “Não vamos deixar que o presente repetir o passado”.

A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula disse que o petista ainda avalia se participará do ato. Mas o sindicalista da CUT-SP, Douglas Isso, anunciou que o ato será encerrado por Lula. A previsão é que ele chegue à Avenida Paulista às 18h30.

16h10 – Recife, PE

Centenas de pessoas ocupam a Praça do Derby, na área central do Recife, em Pernambuco. Os manifestantes devem sair em marcha pela Avenida Conde da Boa Vista, com destino à Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.


15h58 – Rondônia

Em Rondônia, manifestantes relatam: "Minha vida melhorou nestes últimos anos". Confira abaixo o depoimento de dona Marlene Ferreira, integrante doMovimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

 

Em Rondônia, manifestantes relatam: "Minha vida melhorou nestes últimos anos".Dona Marlene Ferreira – MAB

Publicado por Frente Brasil Popular em Sexta, 18 de março de 2016


15h49 – Maceió, AL

Nesta sexta-feira (18), manifestantes tomaram a Praça do Centenário, no bairro do Farol, em Maceió, em ato convocado pela Frente Brasil Popular em defesa da democracia. De lá, eles seguiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade. Segundo representantes da organização, cerca de 8 mil pessoas participam da marcha.

Empunhando cartazes e faixas que traziam mensagens como “Mexeu com Lula, mexeu comigo”. Os manifestantes também puxavam palavras de ordem: “Não vai ter golpe”, era uma das mais ouvidas. Os carros de som tocavam músicas como a marchinha de carnaval “daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

 

Maceió Agora!!!

Não basta Curtir, COMPARTILHEM!!!!Maceió contra o impeachmet. #VemPraDemocracia

Publicado por Contra o Golpe Fascista em Sexta, 18 de março de 2016

15h34 –  João Pessoa, PB

Manifestantes ocupam a Avenida Getúlio Vargas, em João Pessoa, em defesa da democracia e contra o golpe. Segundo os organizadores, cerca de 7 mil pessoas estão no local. 



15h25 – Rio de Janeiro, RJ

Advogados, juízes, procuradores, defensores públicos e professores de direito estão reunidos no Rio de Janeiro, em ato em defesa do Estado Democrático de Direito e contra as ilegalidades da operação Lava Jato.

O advogado Antonio Modesto da Silveira, que tem 88 anos, atuou durante a ditadura em defesa de presos políticos e foi ele mesmo uma das vítima repressão, abriu sua fala anunciando: "não vai ter golpe!". Ao criticar a condução das investigações, afirmou que nunca viu "um processo de uma página só: uma sentença".

"Na ditadura não vivemos um clima como o de hoje. Esse juiz (Moro) exerce a judicatura da maneira mais absurda e ilegal do que os piores auditores militares. Ele é 'monocausa', só recebe processos da Lava Jato, o que fere o princípio do juiz natural", disse o advogado Técio Lins e Silva.

O ex-presidente da OAB-RJ e deputado federal pelo PT, Wadih Damous, informou que os participantes do ato divulgarão um manifesto pela democracia. "Seja golpe militar ou midiático ou com participação do sistema judiciário, golpe é golpe. Uma representação contra o juiz Sérgio Moro será feita no Conselho Nacional de Justiça", infomou. O ato acontece no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio (CAARJ).

15h – Sobral, CE

Em Sobral, no Ceará, manifestantes foram às ruas logo cedo, para apoiar a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e a democracia brasileira. A concentração da atividade começou às 8h na Praça de Cuba, no Centro da cidade, e seguiu em caminhada até o Beco do Cotovelo, onde houve discursos de participantes. Estiveram presentes estudantes, centrais de trabalhadores rurais, comerciários, lideranças políticas e comunitárias.

"Precisamos defender a democracia, os direitos, as regras constitucionais. Entendemos que há uma movimentação para um golpe no país, construído por movimentos reacionários que estão contra as conquistas obtidas ao longo do tempo", disse o prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT). "Acreditamos que os responsáveis pelos maus feitos devem ser punidos na forma da lei, mas não seletivamente", apontou.

Do Portal Vermelho, com G1