Manifestações contra o golpe no Brasil se espalham pelo mundo

Os atos em defesa da democracia realizados nesta sexta-feira (18) não se restringiram apenas ao Brasil. Diversas cidades em todo o mundo também reuniram brasileiros que gritaram “não ao golpe” e defenderam o governo democraticamente eleito da presidenta Dilma Rousseff.

Ato no Mexico

Em Lisboa, Portugal, os jornais locais registraram a manifestação de brasileiros no Largo de Camões, centro da capital, a favor do governo Dilma e em defesa da democracia.

“As palavras de ordem gritadas pelos manifestantes em Lisboa são entre outras ‘golpe nunca mais’ e ‘fascismo não passará’. A manifestação foi convocada através das redes sociais, especialmente o Facebook, e por telemóvel. Há entre os manifestantes muitos estudantes brasileiros”, afirmou o jornal Expresso.

“É uma manifestação pró-governo, contra a destituição de Dilma Rousseff. Há um golpe arquitetado e impulsionado pelos grandes media brasileiros e defendido pela direita e pela velha oligarquia do País. Está em curso um golpe contra o Brasil que procura promover a inclusão social e o desenvolvimento”, afirmou William Pianco, estudante de doutoramento em Lisboa ao jornal português.

As ruas de Paris, na França, reuniram jovens brasileiros com faixas e cartazes em defesa da democracia.

Berlim, capital da Alemanha, também mostrou seu apoio à democracia brasileira.

Em Nova Iorque (EUA), a manifestação contou com bandeiras brasileiras e cartazes escritos em inglês pedindo não ao golpe.

O restante da América Latina também mostrou sua solidariedade ao Brasil. México, Argentina e Uruguai registraram atos em defesa da legitimidade do governo brasileiro.

 

Hoy en Buenos Aires, Argentina, también hubo muestras de apoyo al pueblo brasileño. Bajo las consignas "América Latina Unida en contra de un nuevo golpe en Brasil" los manifestantes se acercaron a la Embajada para llevar su solidaridad.—–Hoje, em Buenos Aires (Argentina), também teve mostras de apoio ao povo brasileiro. Com mensagens como "América Latina unida e contra um novo golpe ao Brasil", os manifestantes se encontraram na Embaixada para levar sua solidariedade. #VemPraDemocracia

Publicado por Jornalistas Livres em Sexta, 18 de março de 2016