Em defesa da democracia: a resistência vem de barco

Às vésperas da manifestação em defesa da democracia, realizada nesta sexta-feira (18) em todo o Brasil, uma foto de dezenas de barcos com bandeiras vermelhas viralizou na internet. Começamos então a buscar informações sobre quem eram aquelas pessoas que partiam para resistir ao golpe.

Não vai ter golpe Cametá - Reprodução

Não demorou muito para chegar notícias do Pará, a foto foi tirada no Rio Tocantins, durante as últimas eleições. Porém, a mesma movimentação aconteceu na cidade de Cametá, e outros municípios menores, na noite desta quinta-feira (17), quando centenas de pessoas viajaram noite a fora e rio a dentro rumo a Belém para rechaçar a tentativa de golpe em curso no país.

Caravanas de diversos municípios lindeiros ao Rio Tocantins passaram a noite viajando, uma parte do trecho pela água, a outra pelas estradas do interior, até chegar na capital. Só de Cametá, cerca de 400 pessoas se deslocaram de barco e ônibus. A cidade com cerca de 130 mil habitantes fica há 600 km de Belém.


A caminho de Belém, os manifestantes enviaram fotos da viagem ao Vermelho 

Na capital, a manifestação está prevista para começar às 17 horas na Praça da República. A expectativa é que reúna milhares de manifestantes de diversas regiões do estado.

Enquanto os manifestantes pró-impeachment se orgulham em dizer que lotaram a Avenida Paulista, e a orla de Ipanema, o movimento pela democracia ocupa nesta sexta-feira praças e avenidas em todo o país, pois foi esse Brasil, de mais de 204 milhões de brasileiros que obteve a quarta vitória progressista em 2014.

Assista ao vídeo de parte da caravana chegando em Belém: 

 

Um vídeo publicado por Vera Paoloni (@verapaoloni) em