Movimentos sociais argentinos se solidarizam com povo brasileiro

Organizações e movimentos sociais da Argentina emitiram um comunicado, nesta sexta-feira (18), para expressar seu repúdio às ações da direita brasileira contra a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

Não vai ter golpe - São Paulo - Patria Grande

Os movimentos sociais asseguram que a escalada golpista no Brasil se aprofundou no e que a Operação Lava Jato – que investiga membros do governo e oposição – “busca violar o mandato democrático no Brasil”.

Recordaram ainda que no dia 4 de março, Lula foi conduzido coercitivamente para depor às Lava Jato e com base nisso a mídia hegemônica armou um grande show para denegrir a imagem do ex-presidente.

As organizações denunciam também que depois da nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, os meios de comunicação continuam a caça contra o dirigente e para isso convocam a população à sair às ruas em protestos contra a presidenta Dilma Rousseff.

No comunicado, as organizações detalharam que o objetivo das mobilizações contra Dilma é impedir uma possível postulação de Lula em 2018. “Se trata de um claro ataque coordenado entre políticos de direita, centrais empresariais e meios de comunicação que apostam em aprofundar as políticas neoliberais no país”, afirmam.

“Desde o país irmão estamos vivendo as consequências da implementação de políticas anti-populares e anti-democráticas de um governo neoliberal e expressamos nossa solidariedade com o povo brasileiro, em especial com suas organizações populares”, diz o comunicado.