Cláudio Lembo: O que temos hoje é um golpe legal

O ex-governador de São Paulo e advogado Cláudio Lembo (PSD) fez duras críticas ao momento político do Brasil, que, segundo ele, é mais grave do que em 1964, na véspera do golpe militar. “Naquela ocasião se podia fazer o conflito direto com os militares, e hoje em dia é em nome da legalidade que se fazem as coisas”, afirmou, durante participação em evento promovido pela revista Carta Capital.

Cláudio Lembo
Lembo disse que o Ministério Público se tornou um “rei absolutista” no Brasil, que faz o que quer e não responde pelos seus atos. “Luís XIV era menos que um promotor público no Brasil”, disse. Ele criticou também “aspectos messiânicos, particularmente no Paraná”, assumidos pelo Poder Judiciário.

O jurista também criticou a divulgação dos diálogos entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. “Entregar essas gravações para uma emissora de TV é um golpe, um golpe midiático.”

Para Lembo, um dos erros de Lula foi pensar que tinha sido aceito na “casa grande”, após sair da “senzala”. “Ninguém é recebido na casa grande se não pertencer ao grupo social deles. Os empreiteiros são brilhantemente envolventes e o Lula foi envolvido. Mas não era amizade, era um interesse egoístico, e deu no que deu”, afirmou.

“A cidadania é mera ficção no Brasil. Nada é pior do que a oligarquia brasileira e especialmente a paulista. É incrível, a oligarquia paulista não quer o progresso social de maneira alguma. A burguesia paulista está com uma ânsia de matar”, comentou.

Confira abaixo entrevista concedida à TV Carta, na qual ele aponta que o poder das oligarquias desequilibra o jogo político. Lembo critica a falta de grandes lideranças no país e afirma que a oposição não sabe o que quer.

“Eles têm ódio do PT, do Lula (…), vão como a uma micareta na Avenida Paulista fazer sua passeata. Não há um conteúdo doutrinário, efetivamente de política. Há uma instrumentalização de vontades absolutamente díspares”, condena. Para ele, está havendo um golpe legal no país, um processo que tem acontecido em outros países da América Latina.