Estudantes protestam contra falta de merenda e fechamento de salas

Um grupo de secundaristas protestou na manhã desta terça-feira (22), contra desvios de verba para a merenda, o fechamento de escolas e reivindicou melhores condições de educação, na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. 

Estudantes protestam contra falta de merenda e fechamento de salas - Kevin David/Futura Press/Estadão Conteúdo

O Sindicato dos Professores do Estado de São (Apeoesp), denuncia que a gestão Alckmin está aplicando o plano de reorganização escolar, que pretendia fechar 94 escolas em todo o estado, às escuras. Segundo dados do sindicato, o governo do estado já fechou mais de 1200 salas de aula. Os representantes da secretária de educação alegam ociosidade das turmas, porém, estudantes reclamam que as salas de aulas se encontram cada vez mais superlotadas.

Máfia das merendas 

A Operação Alba Branca, que investiga o esquema de superfaturamento e pagamento de propina na compra de merendas no estado de São Paulo, afirma que 152 escolas de 19 municípios em todo o estado podem ter sido afetadas com o processo fraudulento. Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e o ex-chefe de gabinete da Casa Civil do governo Alckmin Luiz Roberto do Santos, também conhecido como “Moita”, ambos do PSDB, são investigados por delações com o envolvimento no esquema de corrupção.