Alckmin presenteia alunos no início do ano letivo com falta de merenda

O ano letivo de 2016 começou nesta segunda-feira (15) complicado para os estudantes da rede estadual de São Paulo. Algumas escolas estampavam nas portas cartazes, dizendo que no local não havia merenda: “Solicitamos aos seus filhos que tragam lanche” .

Alckmin presenteia alunos no início do ano letivo com falta de merenda

Quem faz a denúncia da falta de merenda é a presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Angela Meyer. Ela afirma que vários colégios no estado estão passando por essa situação. Estudantes da Escola Estadual Emídio José Pinheiro, no Guarujá, registram o momento em que chegaram para estudar e se depararam com o cartaz. 

A presidenta da Upes diz estar indignada com a situação: “A pergunta é clara, cadê a merenda que estava aqui? Nós, estudantes secundaristas de São Paulo, não aceitamos ficar sem alimentação simplesmente porque o partido que governa nosso estado, o PSDB, roubou o dinheiro das nossas escolas. Não tem merenda? Então nossa aula vai ser nas ruas reivindicando nossos direitos”, disse.

Entenda o caso

Alvo de investigação pela operação Alba Branca, o tucano Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e o seu chefe de gabinete, Luiz Roberto do Santos, também conhecido como “Moita”, são investigados por ligações com esquemas de fraudes em licitações de merenda, em conjunto com três cooperativas de agricultura familiar. De acordo com as denúncias, 152 municípios em São Paulo podem ter sido afetados com o esquema de corrupção.

Na última sexta-feira (12), o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) disse acreditar na inocência de Capez, alegando que o presidente da Alesp possui 30 anos de carreira com o Ministério Público. No entanto, o governador ainda não justificou o motivo da falta de merenda nos colégios.