Projetos de Evaldo batizam areninhas com nomes de ídolos do futebol
A areninha da Messejana será "Areninha Gildo Fernandes de Oliveira" enquanto a do Conjunto Ceará será "Areninha Mozart Gomes".
Publicado 23/03/2016 09:50 | Editado 04/03/2020 16:24

Com a bola nos pés, Gildo e Mozart uniram milhares de fortalezenses para um ritual: encher o estádio Presidente Vargas em troca das maiores memórias e emoções que o mundo da bola pode proporcionar. Pensando nesse legado imortal, o vereador do PCdoB, Evaldo Lima, criou projetos de lei batizando duas areninhas, em construção pela cidade, com o nome dos ídolos de Ceará e Fortaleza.
Os projetos já começaram a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza. "O PLO 67/2016 denomina Mozart Gomes uma areninha no Conjunto Ceará enquanto o PLO 68/2016 denomina Gildo Fernandes de Oliveira a areninha na Messejana. São dois reconhecimentos a grandes ícones do futebol cearense, para que essas histórias possam inspirar os muitos jovens que começaram a construir seus sonhos de futebol e de criança nessas areninhas", diz Evaldo.
Segundo o vereador do PCdoB, as areninhas são importantes ferramentas sociais. "É um belo projeto da Prefeitura de Fortaleza, pois damos aos nossos jovens espaços públicos de qualidade para a prática desportiva e para o lazer. São entregues equipamentos de extrema qualidade, com vestiários, arquibancadas, alambrados, iluminação, paisagismo, pavimentação, acessibilidade, piso podotátil, entre tantas outras qualidades que tornam o espaço público útil não apenas para a prática do futebol, mas para toda a comunidade", explica. O projeto Areninhas urbaniza e requalifica os campos de futebol dos bairros com maiores índices de vulnerabilidade social, entregando para a população um espaço seguro de convivência, lazer, práticas esportivas e formação cidadã.
Os homenageados
Levar milhares de fortalezenses ao estádio foi o feito mais simples realizado pelos dois. "Conversando com muitos dos que viveram aqueles tempos românticos do futebol, a admiração é indiscutível. Seja no título do Norte-Nordeste de 1969 com Gildo, seja no Vice-Campeonato da Taça Brasil de 1962, com Mozart. Os dois atletas marcaram época e gerações. São dois campeões que podem ser duas referências para as crianças do bairro, principalmente pelos gols, pela memória dos mais velhos e pelo grande futebol jogado em nossa cidade", conclui Evaldo.