China e República Tcheca fortalecerão cooperação

O presidente chinês, Xi Jinping, em visita a Praga, e o líder do Senado da República Tcheca se encontraram na terça-feira (29) para discutir os laços bilaterais e a cooperação legislativa entre os dois países.

Milan Stech e Xi Jinping

Os intercâmbios entre os órgãos legislativos dos dois países são importantes componentes das relações sino-tchecas, e o forte apoio e a ativa participação das instituições legislativas dos dois países são indispensáveis para desenvolver ainda mais os laços bilaterais, disse Xi durante uma reunião com Milan Stech, presidente do Senado do Parlamento Tcheco.

Xi pediu aos órgãos legislativos dos dois países que melhorem e expandam os mecanismos de comunicação, conduzam intercâmbios amigáveis mais estreitos em diversos níveis e promovam o compartilhamento de experiências em tais áreas como órgão legislativo, supervisão e administração de assuntos do Estado.

Os corpos legislativos chinês e tcheco devem promover a cooperação de ganhos recíprocos em economia, comércio e cultura, para fazer maiores contribuições à consolidação da base de apoio popular para os laços bilaterais, e à promoção do desenvolvimento das relações sino-tchecas, disse o presidente.

A China está pronta para trabalhar com o lado tcheco para conduzir intercâmbios de alto nível mais estreitos, promover a sinergia de suas estratégias, aproveitar ao máximo sua complementaridade, aprofundar a cooperação em diversas áreas como economia e comércio, indústria, turismo, cultura e esportes, e fortalecer intercâmbios entre pessoas, com o fim de alcançar maior desenvolvimento dos laços bilaterais a partir do novo ponto de começo de sua parceria estratégica, acrescentou.

Stech disse que o avanço da China no desenvolvimento econômico e social é admirável e que os dois países têm enorme potencial para impulsionar a cooperação.

A visita de Estado do presidente chinês à República Tcheca elevará as relações bilaterais e promoverá um maior desenvolvimento de sua cooperação em economia e comércio, turismo e cultura, afirmou Stech.

O Senado tcheco está disposto a ter comunicação mais estreita com as instituições relevantes chinesas para melhorar o entendimento mútuo e contribuir juntamente para aprofundar os laços entre os dois países, disse.

Xi chegou segunda-feira a Praga para uma estada de três dias. É a primeira visita de Estado por um presidente chinês em 67 anos desde que os dois países estabeleceram laços diplomáticos.