Confira a agenda de mobilizações contra o golpe desta semana 

A mobilização contra o golpe em curso no país está ganhando cada vez mais aderência. Setores ligados à cultura, movimentos sociais, lideranças políticas, estudantes e a sociedade civil organizada somam forças para denunciar a agenda conservadora imposta no país por setores da direita, que, com manobras jurídicas e amparados pela mídia hegemônica, promovem uma verdadeira caçada ao mandado de Dilma Rousseff, essa que foi eleita por 54 milhões de votos nas últimas eleições.

Confira a agenda de mobilizações contra o golpe desta semana

Nesta semana, estão programadas diversas atividades para ocupar universidades, teatros, praças e ruas em todo o país, rechaçando, desta forma, o impeachment que não possui legalidade. 

Confira abaixo o calendário de agendas em defesa da democracia: 

Rio de Janeiro 

04/04
Brasil Pela democracia

O que é? Juristas, artistas, intelectuais e religiosos contra o golpe e pela democracia. A Frente Brasil Popular, juristas, artistas, intelectuais e religiosos convocam a população para o ato Brasil Pela Democracia, para manifestar publicamente o compromisso com a legalidade e com a soberania popular, manifestada pelo voto que elegeu Dilma Rousseff presidenta. 

Local:  Teatro Casagrande – Avenida Afrânio de Melo Franca, 290 – Loja A, às 19h

*** *** 

05/4
Mulheres pela Democracia 

O que é? Mulheres do Rio de Janeiro juntas para lutar por democracia, contra o golpe por todas nós mulheres.

Local: Circo Voador, a partir das 18h

*** ***

São Paulo 

04/04
Ato com Lula em Defesa dos Direitos e Pela Democracia

O que é? A Frente ABC contra o Golpe realiza na segunda-feira (4) um ato com o ex-presidente Lula em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas. 

Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, São Bernardo do Campo, às 18h

*** ***

04/04
Cultura Pela Democracia 

O que é? Artistas de teatro, música, cinema, samba, artes visuais, poetas, escritores, cyberativistas, povos de terreiros, arquitetos e urbanistas, povos indígenas, movimentos de cultura popular, jornalistas, estudantes e professores se reúnem nesta segunda, em um grande coro libertário para a criação de novas proposições políticas em direção à democracia.

Local: Teatro Oficina – Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista , às 20h

*** ***

04/04
Lançamento da Caravana da UEE-SP pela democracia 

O que é? A Caravana da União Estadual dos Estudantes de São Paulo irá percorrer 23 universidades e 12 escolas levando ações político-culturais para promover a ampliação do debate sobre a conjuntura atual e buscando uma resposta democrática para a crise política instaurada no país, em que emerge o conservadorismo e surge uma ameaça ao regime democrático.

Local: Teatro Oficina, Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista – às 19h30

*** ***

05/04
Sarau de Mulheres Pela Democracia 

O que é? As mulheres que defendem a democracia como um valor fundamental da vida em sociedade no nosso país estão se mobilizando para lutar contra as tentativas golpistas e defender a nossa jovem democracia conquistada com tanto esforço e vidas perdidas durante a ditadura militar.

Local: Praça Roosevelt, às 17h

*** ***

05/04
Democracia Corinthiana contra o golpe!

O que é? Já que futebol e política têm tudo a ver e muito do que falta na Universidade é justamente um debate político voltado ao povo, nada melhor do que unir os dois para que troquemos impressões sobre a conjuntura de uma perspectiva popular! Presença de Juca Kfouri confirmada. 

Local:
 FFLCH – USP, às 18h

*** *** 

06/04

Segunda Plenária, USP contra o golpe

O que é? Estudantes discutem a organização da luta contra o golpe na USP e como podem somar e ajudar na luta nacional.

Local: FFLCH-USP História e Geografia, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, às 17h30

*** ***

09/04
Com Lula nas ruas, Com Lula na luta

O que é? Assembleia popular em defesa da democracia e contra o golpe. Presença dos ex-presidente Lula confirmada.  

Local: Vale o Anhangabaú, às 17h 

*** ***

 

09/04
Golpe Nunca Mais – Ocupa Dops

O que é? O mês de abril marca a descomemoração ao golpe da ditadura civil-militar de 1964 como uma luta pelos direitos humanos em nosso país. Na conjuntura política atual, trazer a memória do contexto de época do golpe e promover a movimentação política de rua ganha uma importância ainda maior. Em um evento de militância, com exposição, música, teatro, poesia e a Mesa de Debates “1964-2016: semelhanças e diferenças”, o Ocupa DOPS reafirma a importância da sua Campanha de Transformação do Prédio em Centro de Memória e Resistência, assim como a defesa da democracia.

Local: Rua da Relação, 40, às 16h

*** *** 

Ceará, Fortaleza 

06/04
Ato político-cultural dos e das estudantes da Universidade Federal do Ceará em defesa da democracia e contra o golpe

O que é? Evento organizado pelo Comitê dos e das estudantes da UFC em defesa da democracia, contra o golpe e os ajustes.

Local: 
Concha Acústica da UFC, às 17:30

*** *** 

  

Brasília

05/04
Festa-Inquietação pela Democracia

O que é? Para fazer o contraponto à maré de ódio e intolerância, o Comitê da Frente Brasil Popular na UnB irá realizar um festival para a expressão de sua inquietação. Com músicas, performance e exposição, os estudantes irão celebrar a liberdade que só pode existir em um ambiente democrático.

Local:
Teatro de Arena da UNB, às 17h

*** *** *** 

*Não encontrou o seu evento em defesa da democracia aqui? Entre em contato com a página do Facebook do Portal Vermelho e mande uma mensagem inbox informando sobre o evento em sua cidade.