Xinjiang investe fortemente na infraestrutura em 2016

A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, destinou mais de 160 bilhões de iuanes (US$ 24,7 bilhões) à construção de infraestrutura neste ano, anunciou nesta quinta-feira (7) o órgão de planejamento local.

Urumqi, capital do Xinjiang

Um total de 163,4 bilhões de iuanes, ou quase 55% do investimento total planejado pela região em 2016, será gasto em 223 importantes projetos de infraestrutura, disse Ahmat Manap, um funcionário da comissão regional de desenvolvimento e reformou de Xinjiang.

Os projetos chave incluem a expansão do aeroporto de Urumqi e o trecho de Xinjiang da linha de transmissão elétrica que liga a Bacia de Junggar à Província de Anhui, no leste da China.

Outros 80 bilhões de iuanes serão gastos em projetos industriais, como produção de gás natural e têxteis, e 66,5 bilhões de iuanes em causas sociais incluindo jardins de infância bilíngues e alívio da pobreza, de acordo com Ahmat Manap.

"Em meio a circunstâncias da desaceleração econômica, estes projetos, totalizando 440, desempenharão um papel importante na promoção do desenvolvimento econômico e social de Xinjiang", disse o funcionário.