EUA: Sanders e Cruz vencem primárias em Wisconsin

Os pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos Bernie Sanders (Democrata) e Ted Cruz (Republicano) venceram as primárias presidenciais realizadas nesta terça (5) em Wisconsin. A vitória de Cruz foi obtida cerca de 30 minutos após o fim da votação, quando apenas 7% dos votos haviam sido contados e ele aparecia com 49,1%, contra 34,6% de Donald Trump e 13,8% de John Kasich.

Bernie Sanders e Ted Cruz

A vitória geral garantiu a ele 18 dos 42 deputados do estado e, com 40% dos votos apurados, ele já havia conquistado mais seis por vencer em dois dos oito distritos do estado.

“Hoje é um ponto de virada”, comemorou Cruz. Ao mesmo tempo, seu comitê de campanha revelou que só nesta terça sua campanha arrecadou mais de US$ 2 milhões.

Cruz acredita que poderá chegar à convenção do partido, em julho, com os 1.237 delegados necessários para garantir a nomeação. No entanto, ele precisaria de 81% de todos os delegados ainda em disputa, o que é praticamente impossível.

Pelo lado dos Democratas, Wisconsin elegeu 96 delegados, dos quais dez são superdelegados. Com a vitória desta terça, Sanders conquista 44, e Hillary Clinton 28. Os demais delegados serão atribuídos apenas após os cálculos feitos depois do encerramento da contagem de votos.

Sanders foi apontado vencedor quando havia 21% dos votos apurados e ele estava com 53,2%, contra 46,6% de Hillary.

Em Laramie, Wyoming, o senador discursou após a vitória e ressaltou que, dos últimos oito embates, entre primárias e caucuses, ele venceu sete. “A verdadeira mudança nunca vem de cima para baixo. Ela sempre acontece de baixo para cima”, disse ainda.

Sanders também se mostrou otimista quanto às próximas disputas. “Com sua ajuda iremos ganhar aqui em Wyoming no sábado – e então iremos para Nova York. Lá passei os primeiros 18 anos da minha vida no Brooklyn”, disse.