Nágyla Drumond assume Secretaria Executiva da Secitece

Contribuir na construção de um diálogo permanente com todos os setores que fazem a Ciência é o que pretende a nova secretária-executiva da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, que tomou posse nesta semana. “Precisamos fazer com que o 'pensar a Ciência' permeie todas as esferas, no sentido de democratizar e popularizar essa prática. A nossa secretaria atua como articuladora deste grande sistema estadual, visando um trabalho coeso em torno dos grandes projetos do Ceará”, explica.

Nágyla atuará no monitoramento dos projetos, na popularização da Ciência e no diálogo com instituições

Nágyla tem 39 anos e é socióloga. Cursa doutorado em Sociologia (Universidade Federal do Ceará) e já foi professora da rede pública estadual. Até março de 2016, atuou como docente na Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais. A experiência acadêmica será fundamental para o alcance de outro objetivo da secretária-executiva, que é "apurar o trato com a comunidade universitária", considerada fundamental ao desenvolvimento da C&T.

A nova secretária possui experiência em assessoria a entidades do movimento social, com destaque para as questões referentes à valorização do trabalho, direitos trabalhistas, direito à cidade e direitos humanos. Entre 2005 e 2008, foi assessora institucional da então Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), hoje transformada em secretaria municipal.

Nágyla também atuará no monitoramento dos projetos e no diálogo com as instituições vinculadas. Apoiará ainda na implementação das iniciativas elencadas no plano estadual e na retomada dos encontros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.