Dilma sobre Temer: Conspirador não tem compromisso com a democracia

Durante o ato Educação pela Democracia, no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12), a presidenta Dilma Rousseff disse que o Brasil não será o país do ódio e repudiou o que chamou de "conspiração golpista" a farsa do vazamento do vice Michel Temer.

Dilma Encontro com educadores

"Nós vivemos tempos estranhos e preocupantes. Tempos de golpe, de farsa e de traição", enfatizou Dilma. "O gesto, que revela traição a mim e à democracia, ainda explicita que esse chefe conspirador também não tem compromisso com o povo", completou.

"Ontem (11) utilizaram a farsa do vazamento para difundir a ordem unida da conspiração. Agora, conspiram abertamente à luz do dia para desestabilizar uma presidenta legitimamente eleita", rebateu a presidenta, reforçando que apesar da grande mída e da oposição tentar descaracterizar o caráter golpista das ações pelo impeachment, os fatos revelam o crime dos que conspiram contra o Estado Demcrático de Direito.

"Ontem, ficou claro que existem, sim, dois chefes do golpe que agem em conjunto e de forma premeditada. Como muitos brasileiros, tomei conhecimento e confesso que fiquei chocada com a desfaçatez da farsa do vazamento que foi deliberado, premeditado, vazando para eles mesmos. Estranho vazamento", salientou.

"Não sei direito qual é o chefe e qual é o vice chefe. Um deles é a mão, não tão invisível assim, que conduz com desvio de poder e abusos inimagináveis deste processo de impeachment. O outro, esfrega as mãos e ensaia a farsa do vazamento de um pretenso discurso de posse", acrescentou Dilma, numa referência clara ao vice Temer e ao preisdente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ.

Sobre o conteúdo do áudio de Temer, ela sublinhou: "Como acreditar num pacto de salvação ou de união nacional, sem sequer uma gota de legitimidade de quem propõe? Com fraudes, ninguém concilia nem constrói unidade".

Dilma voltou a denunciar a falta de fundamento jurídico do pedido de impeachment, por não haver crime de responsabilidade. "Trata-se da maior fraude politica-jurídica da história", destacou.

"O golpe é sobretudo contra o projeto que eu represento. É contra tudo aquilo que nos últimos 13 anos que o meu governo e o governo do presidente Lula tem feito com o apoio do povo e com o trabalho incansável dos movimentos sociais e de todos os brasileiros e brasileiras que queriam ver um Brasil maior, mais forte, mais igual em suas oportunidades", afirmou.