Dia do Índio: Cineteatro São Luiz apresenta Mostra "Olhar Nativo"

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, apresenta de terça-feira a sábado, dias 19 a 23/4, a Mostra Especial "Olhar Nativo" em alusão ao dia do Índio.

Começa Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará

Diversos filmes (curta e longa-metragem) e um show foram pensados especialmente para este momento, trazendo um pouco da história, cultura, resistência e da vida dos índios brasileiros e de outras regiões da América à tela do Cineteatro. Entre os filmes selecionados pela curadoradoria do São Luiz está o indicado ao Oscar “O Abraço da Serpente”, dirigido por Ciro Guerra.

A programação, que segue até o sábado, 23/4, traz ainda a Sessão Sonora Especial composta pela exibição do filme "As Hiper Mulheres" e o show com a cantora e compositora Marlui Miranda. O documentário de uma hora e vinte de duração fala do maior ritual feminino do Alto Xingu, o Jamurikumalu e, na atividade de sábado, é seguido de Show "Fala de Bicho, Fala de Gente" com a cantora e compositora Marlui Miranda. A Sessão Sonora possui ingresso único para sessão de cinema + show: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).

Show "Fala de Bicho, Fala de Gente"

Na apresentação de sábado, dia 23/4, a Vencedora do 26o Prêmio da Música Brasileira 2015 como Melhor Cantora Regional, Marlui Miranda divulga a cultura indígena através de canções que formam uma espécie de gênesis de nosso cancioneiro popular, representando a fronteira entre nossos parâmetros sonoros contemporâneos e uma remota e intangível ancestralidade musical. O show é composto por músicas do seu mais recente CD, Fala de Bicho, Fala de Gente, que apresenta 11 cantigas do povo Juruna gravadas, de forma inédita. Todas foram adaptadas e rearranjadas pelo renomado músico inglês John Surman que buscou cobrí-las com uma textura de harmonia, improvisos, acordes, percussões e pequenas alterações em sua linha melódica.

Sobre Marlui Miranda

Cantora, compositora e arranjadora, produtora cultural, dedicada há quase trinta anos à pesquisa e produções musicais na área da música indígena, Marlui Miranda é reconhecida como a mais importante intérprete e pesquisadora da música indígena do Brasil. Marlui Miranda recebeu a Medalha do Mérito Cultural do Ministério da Cultura em 2002, em reconhecimento à sua contribuição à cultura no Brasil. Recebeu em dezembro de 2005 o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, por sua contribuição ao desenvolvimento da cultura e sustentabilidade na Amazônia Brasileira. Foi supervisora musical do filme de Hector Babenco “Brincando nos Campos do Senhor” e recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília com o filme “Hans Staden”, de Luís Alberto Pereira.

As interpretações de Marlui Miranda no disco “Fala de Bicho, Fala de Gente” possibilitaram uma combinação proposital de ingredientes brasileiros e estrangeiros (africanos, celtas), que sintetizam as personalidades de cada um resultando num caráter universalista que é inerente à música Juruna. O resultado é um trabalho primoroso e, acima de tudo, respeitoso de recriação para o povo Juruna, apresentando o repertório com a devida consideração por importantes fatores de sua ordem cultural.

Programação