Jandira Feghali é pré-candidata à prefeita do Rio de Janeiro

O PCdoB lançou nesta terça-feira (19) a pré-candidatura à Prefeitura do Rio de Janeiro da deputada federal Jandira Feghali. O partido também entregou os cargos que ocupava na gestão de Eduardo Paes, como a Secretaria Municipal de Mulheres e a coordenadoria de Juventude.

Jandira Feghali - Arquivo mandato

Jandira é médica, está em seu sétimo mandato como parlamentar, foi relatora da Lei Maria da Penha, foi líder do seu partido na Câmara dos Deputados e é atualmente vice-líder do Governo Dilma Rousseff. A deputada comunista tem se destacado na luta contra o afastamento da presidenta tendo, inclusive, integrado a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que avaliou o pedido de instalação do processo.

Os comunistas reuniram-se na noite desta terça-feira (19) com o prefeito Eduardo Paes para comunicar a decisão. Inicialmente, o partido apoiaria a candidato de Paes, Pedro Paulo, secretário municipal de Coordenação de Governo. O pré-candidato, que é deputado federal, votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff na sessão de domingo, o que gerou um incomodo político no PCdoB.

Na segunda-feira, o PT também já havia retirado o apoio a Pedro Paulo. O presidente do PT, Washington Quaquá, já manifestou, anteriormente, a possibilidade de apoiar Jandira.