Réu na Lava Jato, Cunha tem mais dois inquéritos abertos no STF

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (25) abertura de mais dois inquéritos sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com isso, Cunha passa a responder a quatro inquéritos e uma ação penal.

Paulo Moreira Leite: Cunha, o Berlusconi brasileiro - CGN

Na sexta (22), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que Eduardo Cunha é alvo de mais seis inquéritos por fatos distintos, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato.

O STF também analisa o pedido de afastamento do mandato de deputado e do cargo de presidente da Câmara que ainda não tem previsão de quando o caso será julgado em plenário.

Réu na Lava Jato desde março, Cunha é investigado pelo STF por suspeita de ter recebido propina no valor de US$ 5 milhões, decorrentes da contratação de navios-sonda por parte da Petrobras. As provas também apontam que ele mantinha cinco contas secretas na Suíça.

As investigações também apontam que Cunha recebeu mais de R$ 5 milhões em propina para facilitar a compra do campo de Benin por parte da Petrobras. A mulher dele, Cláudia Cruz, e a filha Denielle Cunha também teriam se beneficiado com o dinheiro mantido nessas contas.

Para justificar o pedido de fastamento, o procurador Janot citou 11 fatos que comprovam que Cunha usa o mandato de deputado e o cargo de presidente da Casa “para intimidar colegas, réus que assinaram acordos de delação premiada e advogados”.