Campanha de vacinação contra a gripe começa em Fortaleza

No próximo sábado (30/04), acontece o dia "D" de vacinação.

Vacina contra a gripe - Reprodução

A vacina contra a gripe estará disponível nos postos de saúde da Capital a partir desta sexta-feira (29/04), com o lançamento da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, iniciam os trabalhos, no Centro de Saúde Meireles, a partir das 9h. No sábado (30/04), acontece o dia “D” de vacinação, com a abertura de todos os postos de saúde, 94 minipostos e dez equipes volantes de imunização atuando nas Regionais.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A campanha segue até o dia 20 de maio, com a meta de imunizar 80% de cada um dos grupos prioritários, uma estimativa de 553.909 pessoas.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a Influenza atinja 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando entre 3 e 5 milhões de casos graves e 250 mil até 500 mil mortes todos os anos. Recentemente, comprovou-se que os vírus sobrevivem em diversas superfícies (madeira, aço e tecidos) por 8 a 48 horas. As crianças com idade entre 1 e 5 anos são as principais fontes de transmissão na família e na comunidade, podendo transmitir os vírus por até duas semanas.

Para a coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, a vacina é a única forma de garantir proteção contra a influenza. “A vacina esta disponível em todos os postos de saúde e de forma gratuita. Quanto mais cedo vacinarmos, maior é a garantia de proteção contra a gripe, principalmente entre crianças e idosos”, destacou Vanessa.

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura para aplicação e armazenar as vacinas.