Pedido de anulação do impeachment intensifica luta contra o golpe

Logo após a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados Waldir Maranhão, que anulou nesta segunda-feira (9) a votação do impeachment na Casa, que ocorreu no último dia 17, setores dos movimentos sociais declararam que irão intensificar a luta contra o golpe em curso no país e ocuparão as ruas denunciando a agenda da direita, que pretende derubar o mandato da presidenta Dilma com o argumento ilegítimo das pedaladas fiscais. 

Dilma no 1º de maio - Cinthia Ribas

A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, afirmou  em sua página do Facebook que a palavra de ordem agora é intensificar a luta contra o golpe, "impeachment interrompido! A luta continua, minha gente. Não vai ter golpe, vai ter luta, agora é rua", declarou. 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, também se posicionou sobre a anulação do impeachment. "É nas ruas que a gente vai impedir definitivamente este golpe contra o Brasil e contra a classe trabalhadora. Os golpistas vão tentar todo tipo de recursos para derrubar a decisão de Maranhão. Isso torna o Dia Nacional de Paralisação, nesta terça-feira 10, essencial para a vida do Brasil e da classe trabalhadora. Vamos trabalhar para fazer grandes e importantes atos em todo o Brasil", afirma. 

No início desta tarde, cerca de 200 manifestantes participaram no Palácio do Planalto de uma manifestação contra o golpe e resolveram ocupar o segundo andar do Palácio do Planalto. Entidades como a UNE, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Central dos Movimentos Populares (CMP), Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) e a CUT participam da ação. 

Alguns eventos já estão marcados nas redes sociais para dizer que a decisão de retirar o mandato da presidenta Dilma é golpe e fere a democracia. 

Confira abaixo: 

São Paulo

Festa da democracia 

Dia 9 – Às 17 horas no Vão Livre do Masp 

Tchau, querido 

Dia 9 – Às 18 horas, no Vão Livre do Masp 

Rio de Janeiro 

Dia 9 – Cinelândia, às 18h

Niterói- Praça da Cantareira, às 21h

Ceará 

Festa da Democracia 

Dia 9 – Local: Praça da Gentilândia
às 16h.

Brasília

Festa dos três poderes

Dia 9 – Praça dos três poderes, às 18h 

Minas, Belo Horizonte

Festa da Democracia 

Praça da Liberdade, às 18:30

Amazonas 

Festa da Democracia 

Local: Cruz R. Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro, às 16h

Espirito Santo 

Vitória-  Em frente ao palácio Anchieta, às 17h

Santa Catarina, Florianópolis

Às 16h, no Ticen – Terminal Central da Cidade, Panfletagem convocando para a Vigília contra o Golpe que acontece na terça feira (10), na Alfândega, às 17h. 

São Luís, Maranhão

Dia 10, às 6h30 – Paralisação em defesa da democracia (em frente) a Praça do Mercado do Peixe.

Boa Vista, RR

Dia 10, às 15 horas – ato de apoio a Presidenta Dilma e em defesa da democracia – Praça do Centro Cívico.

** Não encontrou a manifestação da sua cidade aqui? Mande uma mensagem, na página do Facebook do Portal Vermelho, com o nome da cidade, endereço e horário.