Frente parlamentar vai defender trabalhadores de governo golpista 

A instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Classe Trabalhadora, na manhã desta quarta-feira (18) foi comemorada pelo líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), que considerou “absolutamente oportuno este momento para tratar de um tema com a dimensão que tem a defesa de direitos dos trabalhadores.” 

Frente parlamentar vai defender trabalhadores de governo golpista - Agência Senado

“Talvez estejamos vivendo a mais grave ameaça à nossa Constituição nesses quase 30 anos de sua promulgação”, disse Almeida, fazendo coro a fala dos parlamentares e representantes do movimento social que participaram do evento realizado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.

O evento, que reuniu parlamentares do PCdoB, PT, Psol e entidades de vários segmentos da sociedade, além de trabalhadores, como jovens, mulheres, negros, foi unânime na avaliação de que o momento atual vivenciado pelo país com a instalação do governo golpista de Michel temer, com perfil de atraso e elitismo, ameaça “um conjunto de ações para rasgar a nossa Constituição, começando pela ação que busca retirar a legitimidade do voto, a soberania do voto popular, que elegeu uma Presidenta da República, que, sem razão, sem motivo, apenas pela motivação política de delinquentes que buscam se proteger dos crimes que cometeram, fazem um movimento para afastar uma Presidenta da República e afastar, portanto, a soberania do voto popular”, discursou Daniel Almeida.

Para o parlamentar, mas “o que está em jogo é interromper uma trajetória de avanços democráticos e de conquistas sociais do nosso povo nesses últimos anos. Não há dúvida sobre isso. Nós afirmávamos isso e afirmamos isso nas ruas no dia a dia, aqui no Parlamento e na sociedade que se mobiliza nesse processo”, disse, anunciando o apoio do PCdoB na frente parlamentar.

Participação de todos

O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu o evento como presidente da CDH, destacou que "se a Frente Parlamentar Mista em defesa da classe trabalhadora for partidarizada, ela não irá a lugar nenhum. O importante é ter um compromisso efetivo com esta causa, e todos são bem vindos”, frisou o senador.

Paim afirmou que em seus 30 anos de atividade legislativa jamais presenciou um "momento tão sombrio" para a classe trabalhadora. Disse ainda estar assustado com as declarações do novo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, de que seria favorável à adoção da terceirização nas atividades-fim das empresas.

Lilian Arruda Marques, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (Dieese), confirmou a necessidade de união dos trabalhadores e trabalhadoras do país, que deve deixar de lado as questões ideológicas partidárias que os divide, para se unir na causa maior que é a garantia de manutenção dos direitos e conquistas do Brasil desde a Constituição Cidadão de 1988.

A Frente Parlamentar visa ampliar e fortalecer o diálogo social entre os parlamentares e a população e principalmente defender os direitos dos trabalhadores combatendo propostas legislativas que limitem, reduzem ou acabe com os direitos, tais como: terceirização, negociado acima do legislado, trabalho escravo e outros mais 55 projetos que tramitam no Congresso.