Manifesto Ocupa MinC em Florianópolis

Veja o vídeo com o Manifesto do Movimento que ocupou a sede do Ministério da Cultura  (MinC) no dia 19 de maio em Florianópolis. Estudantes, trabalhadoras e trabalhadores, movimentos sociais e culturais seguem ocupando e resistindo o prédio no Largo da Anfândega contra o golpe e a extinção do Ministério. Visite e contribua com a ocupação.

ocupa Minc Floripa

Manifesto OCUPA MINC SC

Nós trabalhadores e trabalhadoras da cultura, estudantes, cidadãs e cidadãos, artistas, organizados de maneira autônoma, ocupamos a Secretaria do MinC em Santa Catarina para demonstrar nosso repúdio por este governo golpista que fere a democracia e representa um retrocesso dos direitos do povo brasileiro.

Ocupamos este espaço para instaurar um ambiente de luta pela ampliação de acesso e desenvolvimento cultural e artístico da sociedade, direitos das mulheres, negros e de toda a comunidade LGBTs, direitos dos povos indígenas, legislação e proteção ambiental, manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas e programas sociais, assim como, o acesso público e gratuito à saúde e educação de qualidade.

Cientes de nossos direitos constitucionais realizamos esta ocupação de forma pacífica, horizontal e aberta. Nós estamos articulados e ligados ao movimento de resistência e ocupação que vem sendo realizado pelos trabalhadores da cultura a nível nacional.

Não negociaremos direitos historicamente conquistados e previstos na constituição. Não reconhecemos e não compactuaremos com um governo que objetiva unicamente expandir os benefícios de uma classe elitista. Entendemos a importância da arte e da cultura para o desenvolvimento de sujeitos críticos e conscientes.

A extinção de ministérios, dentre eles o Ministério da Cultura, Ministério das Mulheres da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Ministério da Comunicação e Controladoria Geral da União, Ministério do Desenvolvimento Agrário, sob a máscara de uma economia orçamentária, não nos representa e deixa claro o intuito de afastar o povo do seu poder de emancipação e transformação social.

A ocupação do prédio do IPHAN não tem data para terminar. Nela serão realizadas diariamente reuniões, assembleias e atividades culturais e artísticas, criando um espaço de troca e articulação popular.

Contamos com o apoio de diversos grupos e movimentos sociais – GRUPO ETC, Marcha das Vadias, Mobilização UDESC pela Democracia, ERRO Grupo, Associação Brasileira de Psicologia Social – Núcleo Floripa, Comitê FAED pela Democracia, Brigadas Populares, Ocupa Obarco, UJS, UCE, Aqueles que dizem não, Estúdio de Arte Rebelde, Entropia – Experiencias Artísticas, Coletivo Mapas e Hipertextos, Arreda Boi, OSPÁLIA, Rede Itajaiense de Teatro, Brigada Mitico – MST, UBES, Coletivo Plano B, Comitê Estudantil pela Democracia (IFSC), Comitê UFSC contra o Golpe e pela Democracia, JPT – e, inclusive, da super intendência e funcionários do IPHAN, IBRAM E MinC. Convocamos a união, o apoio e a participação da população para uma luta conjunta.

Fora Temer! o MinC é nosso!