Nota de apoio à ocupação do prédio do IPHAN-GO

O Partido Comunista do Brasil em Goiás vem, por meio desta nota, manifestar o seu apoio à ocupação do prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que aconteceu no dia 20 de maio em Goiânia.

A manifestação dos artistas, produtores culturais e estudantes não é um ato isolado, mas faz parte de um amplo movimento que encontra eco nos quatro cantos do país e que representa uma defesa ao fim do Ministério da Cultura, decretado pelo presidente ilegítimo Michel Temer.

Desde que o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e a democracia se consolidou, diversos ataques aos trabalhadores, às mulheres, negros, direitos humanos e à juventude foram encampados pelo (des)governo de Temer. A reação ao ataque do presidente interino e golpista foi imediata. Ocupações em prédios do MinC foram feitas em todos os estados e no Distrito Federal. A resistência foi tão forte que o governo ilegítimo foi obrigado a recuar, nomeando Marcelo Calero para o Ministério.

O recuo do governo ilegal não significou o fim da luta. Os trabalhadores da cultura continuam a ocupar prédios do MinC em todo o país pois não legitimam os atos de Temer a frente do país. Por compreender que essa luta faz parte da luta pela democracia no país, o PCdoB declara seu apoio e solidariedade à ocupação do prédio do IPHAN-GO.

A luta pela democracia não tem prazo para terminar.

Deputada Isaura Lemos (PCdoB)

Vereadora Tatiana Lemos (PCdoB)