Depois de encontro com Frota, Mendonça comete mais uma gafe

Mendonça Filho (DEM), que ocupa o Ministério da Educação, cometeu mais uma gafe ao falar sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele disse à coluna Radar, da Veja, que está “preocupado com o fogo amigo no ministério da Educação e que pedirá ajuda da PF para evitar vazamentos das provas do Enem”.

Alexandre Frota dá dicas de Educação a ministro Mendonça Filho

O ministro, que também é deputado Federal pelo DEM, esqueceu de uma informação importante: a realização do Enem já conta com a participação ativa da Polícia Federal. Também faz parte do esforço de realização do exame a colaboração de instituições como o exército, polícia rodoviária federal e as autoridades policiais civis e militares dos estados brasileiros.

O "fogo amigo" a que Mendonça se refere foi a divulgação do encontro realizado por ele com o ator pornô Alexandre Frota e com representantes do movimento Revoltados Online. A reunião não constava na agenda oficial de Mendonça Filho, mas vazou se transformando em piada nas redes sociais.

Todo esquema de transporte e distribuição das provas do Enem já é monitorado pela Polícia Federal e conta, sempre com escolta armada. Prova do protagonismo da Polícia Federal no processo, é que a coletiva do último Enem foi realizada, pelo ex-ministro da educação, Aloizio Mercadante, no Centro de Controle e Comando em Brasília e teve a presença o do diretor-geral da instituição, Leandro Daiello.