Congresso do PC Francês: Vigor de um partido comunista que rejuvenesce

Sob o lema da luta pela igualdade, a paz, o compartilhamento e pelo ideal de uma humanidade de comuns, está em curso desde a última quinta-feira (2), em Paris, o 37° Congresso do Partido Comunista Francês.

Congresso dos comunistas franceses acontecerá até domingo

Até o próximo domingo (5), os comunistas franceses aprovarão uma resolução política partindo da compreensão de que o mundo, a Europa e a Franca estão mergulhados numa crise prolongada e multiforme, uma crise financeira, econômica, ecológica, politica, cultural e democrática, a qual aumenta o caos mundial. Os comunistas franceses constatam o aumento do autoritarismo, do racismo, da xenofobia, a concorrência desenfreada entre todos, a exacerbação da violência e das guerras. Para o PCF, o capitalismo conduz o mundo a um impasse e sua superação é uma necessidade.

De acordo com o secretário nacional do PCF, Pierre Laurent, que deverá ser reeleito ao final do Congresso, a França vive uma situação extremamente grave, uma crise econômica e social decorrente das políticas neoliberais e de austeridade do governo de Francois Hollande, que gera uma situação política muito complicada. Pierre Laurent assinala que, quando foi eleito, Hollande despertou muitas expectativas positivas, mas decepcionou porque faz uma política de direita e de intervenções externas.

A luta social está sendo retomada com intensidade na Franca, fato que foi entusiasticamente saudado pelos cerca de 900 delegados reunidos no 37º congresso do PCF.

Os comunistas franceses estão em busca de uma saída política democrática e pela esquerda, diante do fracasso do governo de Hollande e do risco de a extrema direita e a direita ascenderem ao poder. Para Pierre Laurent, além da luta social, os comunistas devem empenhar-se na busca da unidade de todas as forças progressistas e de esquerda.

Cerca de uma centena de partidos e organizações internacionais acompanham o congresso do PCF, entre elas o Partido Comunista do Brasil. Num colóquio realizado nesta sexta-feira (3) entre essas delegações, na presença de Pierre Laurent e da secretária de relações internacionais Lydia Samarbakhsh do PCF, o dirigente do PCdoB José Reinaldo Carvalho denunciou o golpe no Brasil e fez uma convocação a todas as forças de esquerda pela solidariedade ao povo brasileiro, ao povo venezuelano e a todos os povos da América Latina, no momento em que está em curso uma ofensiva do imperialismo estadunidense e das oligarquias locais para reverter as conquistas obtidas pelos povos da região.