Bresser-Pereira: Afinal, que governo é esse?

Sabemos que é um governo de direita para o qual a Constituição de 1988 “não cabe no PIB”. Sabemos que é um governo liberal, que se dispõe a fazer mais privatizações, a deixar a taxa de câmbio livre, e a cortar não apenas as despesas correntes mas também os investimentos públicos.

Por Luiz Carlos Bresser-Pereira

Bresser-Pereira

Mas agora também sabemos que é um governo patrimonialista, que ocupa o Estado em benefício da burocracia pública.

Que outra explicação posso dar para esse governo ter feito aprovar no Congresso, a toque de caixa, um pacote de 14 projetos que cria mais de 11 mil cargos e aumenta salários de 38 carreiras do funcionalismo público? Apenas para o Judiciário, o aumento foi de 39%!

Triste e lamentável impeachment. Foi feito em nome da luta contra a corrupção, mas seu currículo nesta área é pior do que a do governo Dilma. Foi feito para cortar despesas, mas a primeira “reforma” que faz é esse aumento.

Na verdade, foi uma farsa jurídica – definitivamente, as pedaladas não o justificavam – cujo real objetivo é reduzir os salários diretos e indiretos dos trabalhadores do setor privado. É, por enquanto, uma vitória dos ricos e de uma da classe média moralista e rentista.

É um governo cuja legitimidade deveria vir dessa classe, mas mesmo ela deve estar, se ainda não arrependida, pelo menos muito confusa.