PCdoB-MG faz ato em defesa da democracia e reforça projeto eleitoral

Um ato em defesa da democracia, organizado pelo PCdoB-MG, reuniu na noite desta segunda-feira (07) as principais lideranças políticas do estado. O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), da presidenta nacional do PCdoB, deputada federal, Luciana Santos (PCdoB-PE), do presidente estadual do Partido, Wadson Ribeiro e da deputada federal, Jô Moraes (PCdoB-MG), além de diversas lideranças políticas e sociais.

Por Mariana Viel, especial para o Vermelho

Jantar PCdoB Minas 1 - Julia Lanari

A atividade marcou o posicionamento consequente dos comunistas mineiros na luta contra o golpe em curso no Brasil – que levou ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Também reforçou o projeto eleitoral do PCdoB nas principais cidades do estado. No começo do mês de maio, a direção estadual do Partido reafirmou as pré-candidaturas de Jô Moraes em Belo Horizonte, Carlin Moura em Contagem, Geraldo Pimenta em Betim, Wadson Ribeiro em Juiz de Fora. A disputa à prefeitura de Uberlândia, no triângulo mineiro, também foi elencada como prioritária para os comunistas, mas a indicação de um nome ainda não foi definido.

Em relação às eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte, o presidente municipal da legenda, Zito Vieira, defendeu a pré-candidatura da deputada federal, Jô Moraes, mas afirmou a importância da união das forças politicas da capital. “Nós temos um programa social forte, de inclusão e é natural que o PCdoB busque, dentro do nosso campo político, outros partidos e apoios. Neste momento, oferecemos a Jô Moraes como nossa única pré-candidata".

A deputada Luciana Santos ressaltou a importância da eleição de Fernando Pimentel ao governo de Minas que, segundo ela, desmontou a “falácia do significado do mandato de Aécio Neves e do PSDB no estado”. “Não é à toa que hoje Pimentel é um dos governadores mais bem avaliados do Brasil. Exatamente porque ele tem conseguido dar a volta por cima apesar da herança maldita que recebeu dos tucanos”.

A dirigente nacional afirmou ainda que é nos momentos de adversidade que o PCdoB se agiganta. “Desde a reeleição da presidenta Dilma temos vivido um momento de muita radicalização no país. E é justamente nessas horas que o nosso Partido não se esconde e mostra que tem lado. E nosso lado é o da democracia, da justiça social, da inclusão, de um país autônomo e soberano e que busca os seus próprios caminhos de desenvolvimento”.

Luciana endureceu as críticas ao governo ilegítimo de Michel Temer que desde que chegou o poder através de um golpe “tenta impor um pacote de maldades ao povo brasileiro e desmontando aquilo que há de melhor nesse legado político construído por Lula e Dilma desde 2003”.

Em sua fala, o governador Fernando Pimentel agradeceu o apoio do PCdoB. “Nós estivemos juntos na campanha que triunfou e trouxe ao governo de Minas Gerais, pela primeira vez, uma força política de esquerda, que eu tenho o orgulho de representar. Estamos juntos no governo, vamos continuar e ampliar mais ainda nossa força – resistindo às adversidades e aos ataques contra nós. Fazendo aquilo que a Luciana disse em sua fala ‘resgatando a bandeira da democracia’ e unificando a esquerda em torno dessa luta”.

O presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, afirmou que o Partido continua traçando o seu projeto político para 2016. “Tenho certeza que elegeremos um conjunto enorme de prefeitos e vereadores por todo o estado. O fortalecimento do PCdoB é também o fortalecimento do campo político que ousou construir um país diferente”.

Também participaram do evento os deputados federais Reginaldo Lopes (PT) e Luis Tibé (PTdoB); deputados estaduais Geraldo Pimenta (PCdoB), Durval Ângelo (PT), Adalclever Lopes (PMDB), Paulo Lamac (Rede); os secretários de Estado, Helvécio Magalhães (Planejamento), Odair Cunha (Governo); os prefeitos Carlin Moura (Contagem), César Samor (Cataguases) e Geraldo do Caminhão (Machacalis); o presidente da Câmara Municipal de BH, Wellington Magalhães (PTN); os vereadores Gilson Reis e Tarcísio Caixeta (ambos do PCdoB); o presidente da Cenibra,Paulo Brant; o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

Fotos: Julia Lanari