EUA e Otan juntam forças para cenário de guerra na Letônia

Os Corpos de Fuzileiros dos EUA e de 12 aliados da Otan realizarão exercícios militares na Lituânia e outros países bálticos nas próximas semanas, anunciou nesta quarta-feira (8) a instituição americana.

Fuzileiros Navais dos EUA

De acordo com o comunicado, os militares americanos estão acumulando forças na Alemanha "para um cenário de guerra na Letônia".

"Com os 12 aliados da Otan, o Corpo de Fuzileiros Navais mostra sua capacidade coletiva de deslocar tropas e equipamento para qualquer lugar onde possa acontecer um próximo conflito. Eles comprovam que são capazes de se instalar rapidamente e cooperar com fluidez com seus parceiros", diz o comunicado.

Os exercícios, realizados anualmente na região do Báltico no âmbito dos jogos militares Saber Strike, incluirão alguns exercícios de tiro apoiados por artilharia, carros de combate e aviões. O Saber Strike 2016 deve decorrer de 27 de maio até 22 de junho na Estônia, Lituânia e Letônia.

Os exercícios dos Corpos de Fuzileiros se cruzam com os exercícios navais conjuntos BALTOPS, realizados na Estônia, Finlândia, Alemanha, Polônia, Suécia e no Mar Báltico no período de 3 a 19 de junho.