Trabalhadores do MinC de SC reafirmam apoio ao Ocupa MinC

Em nota divulgada nesta quarta-feira, (08) os servidores do Ministério da Cultura (MinC) reafiramaram o seu apoio ao movimento que ocupa o préido onde funciona o MinC de Santa Catarina, localizado no Largo da Alfândega em Florianópolis. A nota é resultado da última assembleia da categoria, realizada no dia 03 de junho na sede do Iphan SC.O documento também reafirma posição contra o golpe e Fora Temer.

Ocupa MinC

Leia a nota:

Primeiramente, FORA TEMER.

Os servidores do Ministério da Cultura (MinC) em Santa Catarina vêm a público reafirmar seu apoio ao movimento Ocupa MinC Santa Catarina, iniciado em 19 de maio, no prédio da Antiga Alfândega de Florianópolis, imóvel tombado e onde funcionam setores do Iphan e também a Representação do MinC no estado.

Não apenas consideramos este movimento legítimo e democrático, como também concordamos com as suas pautas políticas: a não aceitação de um governo ilegítimo e ilegal, que fere a democracia e que quer tirar direitos sociais e dos trabalhadores brasileiros.

Em poucos dias, o governo interino já tomou decisões que são claras ameaças não só à Cultura, mas também à Educação, à Previdência Social e à Saúde, sem falar nos direitos das mulheres, dos povos indígenas, da proteção ambiental e de toda a comunidade LGBTT.

Desde o início do processo de ocupação, os servidores do Iphan, do Ibram e do MinC em Santa Catarina travaram contato com os participantes do movimento, prestando seu apoio e solidariedade e também ressaltando a importância dos trabalhos desenvolvidos por suas instituições, cuja paralisação representaria uma contradição às próprias pautas apresentadas pelo movimento de ocupação.

O diálogo então foi sendo estabelecido e foram pactuados os pontos relativos à preservação da própria edificação histórica que estava sendo ocupada, bem como dos equipamentos, materiais e processos ali localizados. A organização demonstrada pelo grupo do Ocupa MinC SC tem sido o ponto alto desta atividade política, sendo a comunicação, a limpeza e a infraestrutura cuidados com total empenho e diligência.

O movimento de ocupação tem mantido ainda uma constante e variada programação cultural, que é divulgada diariamente no Facebook Ocupa Minc SC. São realizadas rodas de conversa, ensaios abertos de grupos de teatro, apresentações de grupos de maracatu, rodas de capoeira, shows musicais diversos, aula de dança flamenca e de canto coral, entre outros.

Com participação de funcionários do Iphan e do MinC foram realizadas ainda oficinas de arqueologia para crianças e de Pontos de Cultura além de roda de conversa sobre o projeto Casa do Patrimônio a ser implantado na Antiga Alfândega.

As rotinas de trabalho dos funcionários têm sido mantidas em sua totalidade, inclusive com atendimento ao público, apesar do fluxo constante de pessoas e de algumas atividades de maior impacto sonoro. Algumas atividades previstas para ocorrerem na Antiga Alfândega foram mantidas até mesmo com adaptações na programação do Ocupa para garantir suas condições de realização.

Entendendo que há um movimento nacional que surgiu em função da defesa da Cultura, de seu Ministério e dos valores culturais do povo brasileiro, e que se disseminou pelos 27 estados da federação, os servidores públicos federais da Cultura em Santa Catarina declaram o seu total apoio ao Ocupa MinC SC e penhoraram a sua disposição para resistir e lutar pela manutenção do estado democrático de direito no Brasil.

Contra o Golpe. Fora Temer. Ocupa MinC