Confira como está a Eurocopa 2016

A Eurocopa vai chegando ao final de sua primeira semana e o equilíbrio tem sido uma constante nas partidas do torneio.

Por Thiago Cassis*

Torcida da Irlanda do Norte

Com a dona da casa, França, que vive um clima de muitas manifestações contra retrocessos impostos aos trabalhadores pelo seu governo, liderando o grupo A com 6 pontos, seguida de perto pela Suiça com 4 pontos.

A Inglaterra, após uma histórica vitória contra seu rival País de Gales hoje (16), assumiu a liderança do Grupo B. Nesse grupo todos ainda podem se classificar, com uma rodada restante. Além dos ingleses, Eslováquia e País de Gales, com 3 pontos e Rússia, com apenas 1, ainda tem chances de chegar a próxima fase.

Alemanha e Polônia fazem às 16 horas de Brasília, a partida que define o líder do grupo C. Já pelo grupo D, Croácia e Espanha despontam como favoritas após a primeira rodada. No grupo E, uma das grandes favoritas na opinião da imprensa esportiva europeia, a Bélgica, estreou perdendo da sempre complicada Itália. E pelo grupo F, a surpreendente Islândia arrancou um empate contra Portugal do craque Cristiano Ronaldo e Hungria lidera o grupo após bater a Áustria por 2 a 0.

Os artilheiros até aqui, com 2 gols cada, são Stancu, da Romênia, o francês Payet e o galês Gareth Bale.

O ponto que preocupa a organização do torneio são as constantes brigas de torcida que tem ocorrido nos arredores dos estádios, ou até mesmo dentro do estádio, como aconteceu na partida Inglaterra e Rússia. Punições para as seleções já chegaram a ser ventiladas, embora por hora ainda não tenham sido efetivadas.

*É jornalista e coordenador do Coletivo Futebol, Mídia e Democracia do Barão de Itararé