A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Arquibancada

Liderado por Casagrande, Esporte pela Democracia supera 1.900 adesões

Grupo começou com Casagrande, Raí e as ex-jogadoras de vôlei Ana Moser, Isabel e Fabi, mas extrapolou o mundo esportivo

‘MP do Flamengo’: Brasil cada vez mais “orgulhosamente só”

A Medida Provisória 984, que altera regras sobre o direito de transmissão dos jogos de futebol, exclui o espírito de solidariedade e adere ao individualismo, com o direito de arena sendo propriedade exclusiva do clube mandante.

Torcedores nas ruas: não é briga de torcida, é luta pela democracia!

O que assistimos na avenida Paulista foi apenas mais um passo do futebol na luta por um valor que, independentemente de posicionamento político, não pode ser esquecido

Menotti: “A fome e a pobreza extrema são os ‘vírus’ do nosso tempo”

“O curioso é que alguns setores descobriram a pobreza no mundo e em nosso país com esse vírus. O contágio pela proximidade, pelo contato, provocou medo e pânico. Qualquer um pode entender, mas o drama não é o mesmo para todos.”

A desintegração iugoslava dentro das quatro linhas

Após uma boa Copa do Mundo em 1990, em que chegou até as quartas de final, e que caiu nos pênaltis frente a Argentina de Maradona e Goycochea, a seleção iugoslava despontava com uma geração repleta de bons jogadores, que prometiam muito para a última década do século XX.

Discutir calendário de futebol é afronta à vida

Em tempos de terraplanismo, pandemia é gripezinha. Em tempos de pandemia, que colapsa vidas, economias, hospitais, relacionamentos sociais e reordena o mundo do real para o virtual e vice-versa, ainda há quem encontre tempo para discutir calendários de campeonatos, sendo que o sensato, o óbvio mesmo!, no mundo redondo da bola, seria buscar soluções para preservar as vidas de torcedores e jogadores.

O drible da vida em Ronaldinho

Ronaldo Assis Moreira não saberia dizer ao certo a partir de que momento sua vida se tornara uma espiral ininterrupta de eventos aleatórios.

Como a imigração italiana influenciou o futebol brasileiro

Diversas equipes nasceram por meio de imigrantes do país europeu, como os Palestras Itália de São Paulo (Palmeiras) e de Minas Gerais (Cruzeiro). Alguns times fundados por italianos já deixaram de existir ao longo do tempo

Morte de Kobe Bryant é lamentada por atletas de vários esportes

A morte de um dos maiores jogadores da história da NBA encheu a internet de homenagens, seja de atletas do basquete ou de outras modalidades.

Futebol italiano, o espelho de uma sociedade em crise

Nas décadas de 1980 e 1990, o futebol italiano conquistava o mundo da bola. Entretanto, os interesses financeiros e nacionalistas cooptaram os clubes e expuseram o lado racista das elites no país. Hoje, com os escândalos dominando as manchetes, a Série A deixou de ser o campeonato vanguardista de outrora.

Torcidas antifascistas se multiplicam no futebol brasileiro

Desde que o presidente Jair Bolsonaro ganhou espaço na política, vários coletivos foram criados por torcedores de futebol com o objetivo de barrar o fascismo fora e dentro dos estádios.

Aira Bonfim estuda o futebol sob a perspectiva das mulheres e das ruas

A historiadora dedica-se a contar histórias esquecidas do esporte.

1 2 3 49