Prensa Latina celebra aniversário com exposição sobre Fidel Castro

A Agência Informativa Latinoamericana Prensa Latina celebrou nesta quinta-feira (16) seu 57º aniversário, a se cumprir nesta sexta-feira, com a inauguração de uma exposição fotográfica dedicada ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, por seus 90 anos.

Exposição da Prensa Latina

Na Casa de Cultura da Alba em Havana, instalação fomentada pela Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) em cada um dos países que a integram, e sob o título "Fidel Castro: 90 anos", a mostra reúne igual número de fotografias tiradas por repórteres fotográficos de diferentes gerações da agência.

Desde sua fundação em 1959, os fotógrafos da PL registram os principais acontecimentos noticiosos de Cuba e do mundo, contribuindo para um dos maiores arquivos de imagens com valor patrimonial da região.

Neste sentido, as fotografias da exposição destacam a figura de Fidel Castro, em diferentes cenários relevantes do decorrer da Revolução cubana, tal e como afirmaram seus organizadores.

Durante o ato de inauguração da mostra, que nos meses de julho e agosto será transferida para o Museu da Revolução, outrora Palácio Presidencial, o presidente da Prensa Latina, Luis Enrique González, afirmou que as causas do surgimento da agência de notícias se mantêm.

Criada para contrapor a propagação de calúnias que os monopólios midiáticos impulsionavam contra a Revolução da ilha e os movimentos progressistas, a PL materializou a ideia de Fidel Castro e Ernesto Guevara de que a América Latina contasse com uma agência internacional de imprensa que divulgasse sua verdade.

Hoje, afirmou González, a necessidade permanece intacta, com o elemento adicional de que as campanhas propagandísticas se transformaram em guerra midiática contra Cuba, os processos progressistas e as causas como a luta contra a pobreza ou a mudança climática.

Além disso, afirmou que o coletivo celebra mais um ano da entidade consciente do trabalho que tem realizado para se manter em meio à desigual batalha com os grandes órgãos de informação.

Presentes estão os obstáculos derivados do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba, que nos persegue enquanto país e nos obriga a fechar contas bancárias, bloqueia fundos ou nos atrasa trâmites, sublinhou.

No entanto, concluiu González, a vontade de todos os trabalhadores da PL, à qual definiu como um meio em movimento e desenvolvimento graças a eles, é a de continuar para ao futuro, sempre "a serviço da verdade".

Com presença em 35 países, a PL tem 65 convênios ou acordos de intercâmbio com agências e meios de imprensa internacionais.

Faz parte da direção da União Latino-Americana de Agências de Notícias (ULAN) e seus serviços têm aproximadamente sete mil receptores em todo mundo.

Diariamente produz mais de 400 matérias informativas em espanhol, inglês, português, russo, italiano e francês, que unido a seus serviços de rádio e televisão, e sua casa editorial, a maior do país, a converte no principal centro multimídia de Cuba.

Fonte: Prensa Latina