Milhares de trabalhadores rurais dizem não à reforma da Previdência

100 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais ocuparam nesta quinta-feira (16) agências, gerências e superintendências da Previdência Social de centenas de municípios, espalhados por 11 estados. O número superou a expectativa do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). As mobilizações são contra o retrocesso nos direitos dos(as) trabalhadores(as), especialmente no que diz respeito à Previdência Social.

Movimentos dos Trablhadores Rurais contra reforma da Previdência

As ocupações, um recado ao governo interino de Michel Temer, começaram bem cedo, muito antes do início do expediente das agências, gerências e superintendências da Previdência Social, e se estenderam ao longo do dia. As ruas do interior do país e de várias capitais foram tomadas pelos milhares de trabalhadores que levantaram as bandeiras do MSTTR e também faixas com suas demandas.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, esse é um dia histórico para o Movimento Sindical, pois marca a força de mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros.

“Vamos continuar na luta para defender nossos direitos! Não admitiremos nenhum retrocesso, nenhum direito a menos. Queremos ainda a melhoria dos serviços da Seguridade Social, queremos que sejam recompostos o MDA e o MPS, espaços onde pode haver a discussão e execução de políticas para ampliar o desenvolvimento solidário e sustentável do campo, da floresta e das águas”, afirma o presidente da CONTAG.

As mobilizações aconteceram na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Pará. 

Poço Branco no Rio Grande do Norte

Caxias do Sul -RS