Ubes reconhece avanços da educação no Maranhão

O governador Flávio Dino (PCdoB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), a visita da presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Camila Lanes, no Palácio dos Leões. O encontro, que também contou com a participação de representantes da Associação dos Estudantes Secundaristas de São Luís (Ames), deu início à construção de políticas colaborativas entre as instituições e o Governo do Maranhão para a continuidade do fortalecimento da educação no estado.

Governador Flávio Dino com presidenta da Ubes - Foto: Karlos Gerômy/Secap

O diálogo com os estudantes secundaristas faz parte da proposta do Governo de construção de ações com participação popular e desenvolvimento de um Estado mobilizador que promova a solidariedade e as parcerias. Durante a reunião foram discutidos temas referentes à valorização de uma educação democrática com cooperação da comunidade escolar, sobretudo os estudantes.

Para Camila Lanes, o Maranhão, sob a administração do governador Flávio Dino, tem se destacado na preocupação em melhorar a escola pública e debater, com os alunos, um ambiente cada vez mais propício ao aprendizado. “Muitos estados estão com ocupação de escolas, com elas fechadas, tem, inclusive, privatizado a educação. O Maranhão se contrapõe construindo mais escolas, reformando escolas antigas e se propondo a melhorar o método de ensino”, destacou.

A presidente ressaltou ainda que a Ubes discutiu, junto ao Governo, campanhas pelo fortalecimento de grêmios estudantis livres e outros projetos futuros. “A gente fica muito feliz em saber que Flávio Dino e todos os auxiliares que estão com ele debatendo a educação estão preocupados em realmente fazer com que os estudantes tenham a vontade de ir pra aula, ir para a escola, mas que, principalmente, eles tenham respeito com a educação, com os grêmios estudantis e com a democracia dentro da escola”, reiterou Camila Lanes.

Os secretários de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, e da Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, participaram da reunião e apresentaram aos representantes da Ubes e Ames os esforços empreendidos pelo Governo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no Maranhão.

De acordo com Tatiana Pereira, este tipo de encontro é importante por se tratar de uma entidade a nível nacional que tem uma representatividade positiva com a juventude. “Eles trouxeram para a reunião com o governador a realização de um encontro nacional de grêmios estudantis no Maranhão. Vai ser um marco importante para o estado, e junto com a Seduc e a Seejuv, a UBES está construindo uma pauta propositiva de incentivar e fomentar a criação de grêmios no Maranhão”, realçou a secretária.