Encontro para fortalecer a política de Segurança Alimentar em SC

Nesta quarta-feira (22) foi realizado em Florianópolis o Encontro Estadual de Presidentes de COMSEAS e CAISANs municipais, a partir da coordenação da Secretaria Executiva de Políticas Sociais e Combate à Fome (SCF) e do CONSEA (Conselho Estadual de Segurança Alimentar). A atividade aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

Simone Lolatto

O objetivo central deste encontro foi proporcionar a articulação entre COMSEAS e CAISANs (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar) buscando potencializar ações da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) por meio da troca de experiências.

Além disso, segundo a Secretária da SCF, Simone Lolatto, a intenção foi fortalecer o importante papel do controle social, esfera fundamental das conquistas de políticas públicas em nossa jovem e, como temos visto, ainda frágil democracia.

Superando as expectativas das equipes da SCF e do CONSEA, mais de 60 pessoas de todas as regiões do estado, de dezenas de municípios, participaram da atividade que contou com a presença também da representante da CAISAN Nacional, Priscila Bocchi e do representante do CONSEA Nacional, Irio Luiz Conti, que acompanharam toda o debate. 

Os debates giraram em torno da elaboração dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional bem como a preocupação relacionada ao fortalecimento da rede de Segurança Alimentar e Nutricional para a população catarinense.

Na oportunidade a Secretaria Executiva de Combate à Fome de SC, vinculada à SST, também lançou a Plataforma Rede SAN SC que tem como objetivo fortalecer a rede de Segurança Alimentar no estado, composta por conselhos e câmaras intersetoriais municipais afim de dar suporte ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.

A Rede SAN SC utiliza a modalidade virtual da Diretoria da Escola de Administração Pública, da Secretaria de Estado da Administração por meio do link http://ead2.sc.gov.br/ . Para os que possuem vínculo com o Governo do Estado o acesso será com a matrícula e senha utilizada para acessar os dados funcionais.

Já para o público externo basta fazer o cadastro com o e-mail. Na plataforma existe um “fórum”, espaço para troca de informações e uma biblioteca com documentos digitalizados frequentemente solicitados pelos municípios que estão elaborando seus Planos de SAN e avaliando a adesão ao SISAN.

Mais informações podem ser buscadas pelos e-mails [email protected] , [email protected] ou [email protected]