Vereador e sociedade se mobilizam para salvar o Museu da Cidade

O vereador Gustavo Petta participou de encontro com a Associação dos Amigos do Museu da Cidade, em Campinas, para tratar do impasse envolvendo a Prefeitura Municipal e o governo do Estado de São Paulo sobre a posse do imóvel que abriga o museu desde 1992.

Recentemente, a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) decidiu não renovar o termo de cessão provisória de uso do prédio e anunciou seu interesse na venda do mesmo. A empresa do governo estadual deu duas alternativas à Prefeitura de Campinas: alugar a edificação do século 19 – onde funcionou a primeira fábrica da cidade – ou comprá-la por R$ 3,8 milhões. Caso contrário, o imóvel terá de ser desocupado e provavelmente será demolido.

“É um absurdo termos que discutir novamente a posse deste prédio histórico depois de mais de 30 anos”, disse Petta, em referência à luta encampada pelo arquiteto Antônio da Costa Santos e outros campineiros em meados da década de 1980. “Naquela época, Campinas também correu o risco de perder esse patrimônio, mas a sociedade se mobilizou e conseguiu evitar que o mesmo fosse demolido para dar lugar a um túnel”, lembrou. Logo após, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).

Como parte dos esforços para impedir que o Município perca uma de suas maiores riquezas históricas, culturais e arquitetônicas, acontecerá na próxima terça-feira (28), a partir das 18h30, um debate público na Câmara Municipal de Campinas, chamado pelo vereador Gustavo Petta. O objetivo é ouvir o Secretário de Cultura, Ney Carrasco, sobre as medidas que a Prefeitura está tomando a respeito, além de ouvir a Associação Amigos do Museu da Cidade e a diretora do espaço, Adriana Barão. “É preciso que se ache uma solução urgente, nem que o prefeito Jonas Donizette tenha que intervir diretamente com o governador Geraldo Alckmin. Após o debate avaliaremos, inclusive, a possibilidade de ações objetivas junto aos movimentos culturais para impedir a venda do imóvel”, disse Petta.

De Campinas,
com informações da Assessoria de Imprensa do vereador.