Alice Portugal presta homenagem à comunidade LGBT 

No dia em que se comemora o Orgulho LGBT em todo o mundo, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) fez uma homenagem às comunidades de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e pessoas trans, em discurso na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (28).  E cobrou punição para os crimes por homofobia.

Alice Portugal presta homenagem à comunidade LGBT - Ass. Dep. Alice Portugal

Alice destacou que a Bahia é o segundo estado em número de assassinatos por ódio e intolerância em relação à opção sexual, onde foram registrados 33 casos, segundo o banco de dados do Grupo Gay da Bahia (GGB).

“O crime de ódio infelizmente mata, no Brasil, uma pessoa a cada 27 horas. Portanto, nós precisamos resolver, punindo de maneira específica o crime por homofobia, porque essa é uma opção individual que não pode ser criminalizada", avalia a parlamentar, para quem "é direito humano que precisa ser respeitado."

Ela manifestou, em seu discurso, "o meu respeito e o meu apoio a toda luta contra homofobia e pelos direitos humanos dos que fazem a sua liberta decisão acerca da opção sexual.”

O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado em 28 de Junho porque foi nesta data, em 1969, que um grupo de policiais invadiu bares frequentados por homossexuais e transexuais, em Nova York, e prendeu diversas pessoas. Em resposta àquela ação policial, houve uma rebelião da comunidade LGBT que começou no pequeno bar Stonewall Inn, localizado na Rua Christopher, que ainda existe e foi recentemente declarado monumento nacional.