Morto pela ditadura, Pe. Henrique recebe homenagem no Recife 

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara e a Prefeitura do Recife homenagearam nesta terça-feira (28) a memória do Padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, com a aposição do busto do religioso na Praça do Parnamirim, Zona Norte do Recife. 

Morto pela ditadura, Pe. Henrique recebe homenagem no Recife - Andréa Rêgo Barros/PCR

Torturado e assassinado durante a ditadura, o sacerdote foi sequestrado no dia 26 de maio de 1969. A praça foi o último lugar em que o padre foi visto com vida. No dia seguinte, seu corpo foi encontrado em um terreno baldio na Cidade Universitária, com marcas de torturas e três tiros na cabeça.

Auxiliar direto do arcebispo emérito de Olinda e Recife – dom Helder era persona non grata na época da ditadura – padre Henrique (à direita na foto acima) foi vítima dos agentes de repressão que não podiam calar o líder máximo da igreja no estado..

Participaram da cerimônia, o prefeito Geraldo Julio; o vice-prefeito Luciano Siqueira; o secretário de Direitos Humanos da PCR, Paulo Moraes; Izaíras Pereira (irmã de Padre Henrique), membros e assessores da Comissão da Verdade de PE; e Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura..

Audicéa Rodrigues, com informações de blogs
Do Recife