China e Rússia exaltam intercâmbio e cooperação pessoais bilaterais

O intercâmbio e a cooperação pessoais que estão se aprofundando cada vez mais entre China e Rússia ajudarão a melhorar o entendimento bilateral, disse na segunda-feira Liu Yandong, vice-primeira-ministra chinesa.

Relações Rússia e China

Liu fez as observações durante uma reunião com o primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev no marco da 7ª sessão do Comitê China-Rússia de Intercâmbio e Cooperação Pessoais.

A vice-primeira-ministra elogiou os vários resultados tangíveis da cooperação bilateral em educação, cultura, saúde, esportes, mídia e outros campos nos últimos anos.

Liu disse que a visita do presidente russo Vladimir Putin à China no mês passado injetou novo ímpeto nos laços bilaterais, e que a visita dela visa intensificar particularmente as relações pessoais.

A China valoriza a ajuda da Rússia na restauração da sala de exposição permanente no local do 6º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) em Moscou, que serve como uma nova ponte cultural para reforçar o entendimento e a amizade bilaterais, afirmou Liu.

A sala de exposição está localizada nos arredores de Moscou e mostra itens utilizados no 6º Congresso Nacional do PCCh realizado em 1928, assim como outras imagens e documentos pertinentes. É a única sala de exposição permanente sobre a história do PCCh fora da China.

Liu indicou que este ano marca o 15º aniversário da assinatura do Tratado de Amizade e Cooperação de Boa Vizinhança China-Rússia e o 20º aniversário do estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente entre os dois países.

Medvedev falou bem do importante papel desempenhado pelos intercâmbios pessoais entre Rússia e China no avanço dos laços bilaterais.

A sala de exposição se parece com um centro de cultura chinesa em Moscou e significa a amizade sincera entre China e Rússia, acrescentou.

Ele também pediu que os dois países mantenham visitas de alto nível frequentes e fortaleçam relações em comércio, investimento e inovação.