Putin quer livre comércio entre Eurásia e China

Todos os membros da União Econômica da Eurásia (UEE) aceitaram aumentar a cooperação com a China dentro da estrutura de cooperação da Rota da Seda proposta pelo líder chinês, Xi Jinping, disse à Xinhua o presidente russo, Vladimir Putin.

Símbolo da União Econômica Euroasiática

O Cinturão Econômico da Rota da Seda é uma iniciativa "muito oportuna e interessante" que tem "grandes perspectivas", declarou Putin em uma entrevista exclusiva de uma hora ao presidente da Xinhua, Cai Mingzhao, antes da visita que fará à China, a partir de sábado.

A proposta é um dos dois braços da Iniciativa do Cinturão e Rota, que também inclui a Rota da Seda Marítima do Século 21 e visa o desenvolvimento comum ao longo das antigas rotas que ligam a Ásia com Europa e África.

Putin afirmou que a proposta do Cinturão é expandir a cooperação com países ao redor do mundo, mas primeiramente com os vizinhos.

Em recente encontro da UEE na capital cazaque, Astana, todos os cinco membros – Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia – apoiaram a cooperação com a China dentro do Cinturão, ressaltou Putin.

Na primeira fase da cooperação, os lados podem formar uma área de livre comércio, propôs ele, afirmando que promover a abertura é fundamental para o desenvolvimento econômico mundial e a cooperação UEE-China.

Com mais e mais países na região interessados em aderir ao programa, "tentaremos evitar criar um bloco comercial exclusivo", acrescentou Putin.