Polícia mata negro em Minesotta e governador foge de protestos

O governador de Minnesota, Mark Dayton, fugiu de sua residência oficial, em Saint Paul, temendo os manifestantes que se reuniram diante do palácio do governo para protestar contra o assassinato de Philando Castile, baleado pela polícia durante uma abordagem.

Cidadãos se aglomeram no local onde Castile foi assassinado por policial

Castile estava dirigindo na cidade de Falcon Heights quando foi parado por uma viatura policial por estar com uma das lanternas traseiras com a luz queimada. Durante a abordagem, o policial dispara quatro tiros em Castile, que morreu ao dar entrada no hospital. Foi o segundo assassinato de um jovem negro nos Estados Unidos em uma semana.

Castile, de 32 anos, trabalhava num refeitório escolar, e sua morte foi transmitida ao vivo pelo Facebook da sua namorada. O vídeo mostra Diamond Reynolds, sua namorada, e Castile com uma camisa branca todo ensanguentada. É possível ouvir a vítima agonizando. Do lado de fora do carro, o policial é visto com a arma na mão.

De acordo com a namorada, Castile foi parado na blitz porque seu carro tinha uma luz de farol traseira apagada. Antes de ser baleado no braço, enquanto procurava os documentos, ele informou ao policial que estava autorizado a portar arma e que carregava uma, afirmou Diamond.

Protestos nas ruas

Dezenas de pessoas se mobilizaram nas ruas de Falcon Heights para protestar contra a morte de Castile. Em Louisiana, também foram registrados protestos.

O incidente ocorreu apenas um dia depois da morte de Alton Sterling, de 37 anos, morto a tiros pela polícia durante um incidente em Baton Rouge. O Departamento de Justiça dos EUA está investigando o caso.