UJS-CE realiza 14º Congresso Estadual e elegerá nova direção

O encontro será neste final de semana, nos dias 9 e 10 de julho, no auditório da UECE do Campus do Itaperi. Renan Alencar, Presidente da UJS Brasil, confirmou presença.

UJS-CE realiza 14º Congresso Estadual e elegerá nova direção

Com o tema “Canto a esperança de um mundo novo”, a União da Juventude Socialista no Ceará (UJS-CE) realiza no próximo final de semana, nos dias 9 e 10 de julho, o 14º Congresso Estadual da entidade. A expectativa é reunir cerca de 400 jovens e discutir temas relacionados à juventude, política, democracia e ao movimento estudantil de um modo geral.

O processo de campanha para a mobilização do 14º Congresso já formou direções municipais em quase trinta cidades do Estado. O encontro é realizado a cada biênio e tem como objetivo atualizar a plataforma política da organização, além de eleger a nova direção, que deverá comandar a entidade nos próximos dois anos.

Sarah Cavalcante, atual presidenta da UJS Ceará, ratifica a relevância do encontro. “Crescer a UJS no momento de ofensiva do conservadorismo é mostrar a juventude que existe uma saída, que se organizar é cantar a esperança de um mundo novo e mostrar que o Socialismo é a real alternativa”.

Germana Amaral é candidata à presidência da UJS-CE

A estudante universitária Germana Amaral é a candidata à presidência estadual da UJS no Ceará. A jovem socialista foi indicada pela atual direção para estar à frente da organização nos próximos dois anos. Seu nome deverá ser referendado no 14° Congresso Estadual da entidade.

Aos 22 anos, Germana Amaral será a terceira mulher a presidir a organização no Estado e esta será a primeira vez em que uma mulher sucederá outra mulher. Atualmente a organização é presidida pela estudante de jornalismo Sarah Cavalcante.

“Conduzir a UJS Ceará no atual momento de resistência exigirá muito compromisso e dedicação dos jovens socialistas. Com certeza esta será a experiência mais desafiadora de minha militância. A UJS cumpre um papel importantíssimo na defesa da democracia e na construção de um mundo melhor e mais justo. Não vacilaremos”, afirma a candidata à presidência da instituição.

Germana Amaral começou sua militância na UJS no ensino médio em 2011, quando despertou seus interesses pelos ideais socialistas. Em 2012, foi eleita para direção municipal da UJS Fortaleza. Já na faculdade, foi diretora de cultura do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE da UFC). Atualmente é vice-presidente regional CE da União Nacional dos Estudantes e membro da executiva estadual da UJS Ceará.

Programação

Na manhã do sábado (09/07), já a partir das 7h30, os delegados eleitos serão recebidos com um café da manhã e será iniciado o processo de credenciamento. Às 9h acontecerá a instauração do Congresso, seguida por um ato político. No período da tarde, a partir das 14h, serão iniciadas as mesas de debate, que abordarão temas como o ”Extermínio da Juventude Negra da Periferia”, “Educação em tempos de Golpe”, “Crise do Imperialismo e a ofensa imperialista na América Latina” e ainda “Plebiscito: uma alternativa para o golpe”. Às 16h serão abertas as oficinas de Muralismo, Percussão, Rima e Midiativismo. O dia será encerrado com um grande e animado Arraiá.

Já no domingo (10/07), após a recepção dos participantes com um café da manhã, as atividades começam com a criação dos Grupos de Trabalho (GTs) das Frentes: Mulheres (UBM e UJS Feminista), LGBT (UNA LGBT), Cultura (Cuca da UNE) e Saúde. O Congresso terá ainda os GTs das Organizações: Organização, Formação, Finanças, Comunicação, Movimento Estudantil Universitário e Movimento Estudantil Secundarista. A plenária final está prevista para acontecer às 17h.

Mais

A taxa de inscrição é de R$ 20,00, já com subsídio da Direção Estadual da UJS-CE, e o pagamento pode ser efetuado até o ato do Credenciamento (no dia da abertura do evento), ou fazendo depósito identificado em uma das contas: Banco do Brasil (agência 3653-6 / cc: 46.834-7) ou Caixa Econômica Federal (agência 0920 / operação 013 / cc: 7018-5), ambas sob a titularidade de Gabriel Silva Rodrigues.

O evento conta como etapa para o 18° Congresso Nacional da UJS Brasil que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de julho, em São Paulo (SP).

Serviço

14º Congresso Estadual da UJS-CE – “Canto a esperança de um mundo novo”

Data: sábado (09/07) e domingo (10/07)
Local: Auditório da UECE – Campus do Itaperi (Avenida Dr. Silas Munguba, 1700)