14º Congresso Estadual da UJS-CE ratifica luta contra o golpe

O entusiasmo estava estampado no rosto de cada um, e não era só nos jovens de pouca idade. A convicção de contribuir e protagonizar a luta da juventude também contagiou os que permanecem jovens há mais tempo. Foi com a certeza de estar do lado certo que centenas de pessoas, representantes de diversas frentes dos movimentos sociais, participaram do 14º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista no Ceará (UJS-CE), realizado no último final de semana, nos dias 9 e 10 de julho, em Fortaleza

14º Congresso Estadual da UJS-CE ratifica luta contra o golpe

A abertura do encontro, que teve como tema “Canto a esperança de um mundo novo”, sediado no auditório da UECE no Campus do Itaperi, foi marcada por um grande ato em defesa da democracia e contra o golpe em curso no Brasil. Protagonista histórica de todas as principais manifestações em defesa do país, a juventude mais uma vez não fugiu da luta e demarcou seu lado.

Nara Arruda, diretora de comunicação da UJS-CE, destacou que a entidade conclama a juventude de todo o estado e de todo o país para militar em torno da construção do Socialismo como alternativa ao Capitalismo que “apresenta crises constantes”, além de permanecerem fortes, unidos e mobilizados contra os retrocessos impostos pelo recente governo interino e ilegítimo liderado por Michel Temer. “Propomos combater o golpe de estado político, midiático e jurídico em curso. A juventude da UJS está mobilizada na luta em defesa da democracia, contra o golpe, contra Temer, Eduardo Cunha e todos aqueles que, no Congresso, praticam e defendem uma agenda conservadora”, ratifica.

Militante há nove anos da UJS, a estudante Bárbara Cipriano participa pela quarta vez do Congresso da entidade. “Fazer parte do Congresso é uma honra e uma alegria, assim como poder construir esta que é atualmente a maior juventude organizada do Brasil e a maior do Estado. É uma experiência que renova e muda as nossas vidas. Somos a mesma juventude que lutou pelo direito ao voto aos 16 anos, que lutou contra a ditadura militar, pelos 10% do PIB para a educação, que teve a conquista histórica do fundo social do pré-sal para a educação, direito tão importante que foi tirado por esse governo ilegítimo e golpista. Hoje a gente vive numa intensificação de golpes sucessivos, com a democracia abalada. A juventude tem feito a diferença nas ruas, nas escolas, nos bairros e onde quer que ela atue. Fazer parte de tudo isso é ser parte de uma história que se confunde com a história do Brasil”, enaltece a universitária.

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, também participou do encontro e destacou a relevância dos debates propostos pela UJS. “A plenária está muito bonita, relevante e representativa, reunindo muitos municípios e personalidades políticas. A UJS é uma entidade muito agregadora e consciente de sua atuação, neste momento discutindo o principal problema do país: o golpe. Apesar de ter uma pauta ampla, que vai desde a formação, escola, educação, a cultura, a ciência e tecnologia e a geração de emprego, a UJS neste momento compreende o que acontece com o Brasil, voltando-se para a questão central, que está na luta política: a tentativa da direita de assaltar os direitos duramente conquistados e o rompimento com a regra democrática”.

Para Inácio Arruda o projeto de desenvolvimento apresentado por Lula e Dilma está em risco e esse risco atinge duramente a juventude brasileira e todos aqueles que já são historicamente excluídos, como os negros e os pobres. “Então a UJS compreende esta realidade ao ratificar, com firmeza, a defesa da democracia, de Lula e Dilma, símbolos desse processo”, enaltece.

O prefeito Roberto Cláudio também participou do ato político de abertura do 14º Congresso Estadual da UJS Ceará. Em sua página oficial de uma rede social, o gestor destacou o encontro. “Só o vigor, a energia e a esperança da juventude é capaz de nos garantir um futuro muito melhor. E foi essa chama acesa que encontrei ao participar do 14º Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará, na UECE”. Ainda no Facebook, Roberto Cláudio citou os temas apresentados por ele no encontro. “No Congresso, acompanhado do vereador Prof. Evaldo Lima, do secretário Inácio Arruda, e do coordenador de políticas de juventude de Fortaleza, Julio Brizzi, tive a oportunidade de falar sobre nossas políticas de juventude, sobre transporte público, escola em tempo integral, bilhete único, bicicletas compartilhadas, sobre cultura, tarifa de ônibus e sobre a conjuntura política do nosso país, mas também o prazer em ouvir propostas inteligentes, vanguardistas de uma meninada preparada e que pensa pra frente”.

Também participaram do ato de abertura representantes de diversas frentes dos movimentos sociais e organizações políticas, dentre elas o PCdoB, PDT, PT, UBES, ACES, UNE, Médicos pela Democracia, UBM, LPJ, JSPDT, UJS Feminista, UJS Nacional, além de parlamentares de membros de organizações partidárias.

Congresso

Após instaurado o 14º Congresso, foi aberto o processo de debates, com temas relacionados à juventude, dentre eles o extermínio da juventude negra da periferia, educação em tempos de golpe, a crise do Imperialismo e sobre a realização de um Plebiscito como alternativa ao golpe. Teve ainda oficinas de Muralismo, Percussão, Rima e Midiativismo. Já no domingo foram criados os Grupos de Trabalho (GTs) das Frentes (Mulheres, LGBT, Cultura e Saúde) e das Organizações (Organização, Formação, Finanças, Comunicação, Movimento Estudantil Universitário e Movimento Estudantil Secundarista).

Renan Alencar, presidente nacional da UJS participou no domingo (10) da plenária final do 14º Congresso Estadual da UJS Ceará, que referendou a estudante universitária Germana Amaral como nova presidenta estadual da entidade. Ela estará à frente da organização nos próximos dois anos.

Sarah Cavalcante, ex-presidente da UJS, avalia de forma positiva o encontro. “Foi um Congresso muito politizado e isso mostra que a juventude quer participar da política, se sente agente transformadora da sociedade e quer, cada vez mais, protagonizar a luta em defesa do país. Cantar a esperança do mundo novo é cantar uma sociedade mais igual e justa”, defende.

Mais

O 14º Congresso da UJS-CE contou com a participação de mais de 300 delegados credenciados representando quase 30 municípios cearenses.

O evento conta como etapa para o 18° Congresso Nacional da UJS Brasil que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de julho, em São Paulo (SP).