Luciana condena reverências de Temer ao mercado: “Isso é a barbárie”

Em entrevista à TV Vermelho, a deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, avalia que as eleições municipais deste ano estarão entrelaçadas ao debate sobre a democracia no Brasil. Para ela, a disputa municipal será um momento de reafirmar a opção por um caminho de inclusão social e fortalecimento do papel do Estado, em oposição ao modelo representado pelo presidente interino Michel Temer.

"Nós queremos um Estado [do tamanho] necessário para impulsionar as políticas públicas e aquilo que signifique animar a iniciativa privada para cumprir seu papel de maneira justa. (…) Somos defensores do Estado necessário para cuidar das pessoas. E, sem dúvida, essa equipe econômica do [ministro da Fazenda de Temer, Henrique] Meirelles quer o Estado sem papel, quer tudo ao mercado. E isso não tem outro nome, isso é a barbárie”, disse, em entrevista à TV Vermelho.

Ex-prefeita de Olinda, ela falou sobre a importância do apoio federal na resolução dos problemas locais. E resgatou contribuições que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu às cidades, não só em relação a investimentos, mas também no que diz respeito a concepções e abordagens das questões urbanas, que devem ser tratadas de forma integrada.

A parlamentar destacou que o seu partido já apresentou quatro pré-candidaturas à prefeitura de capitais: Jandira Feghali (Rio de Janeiro), Alice Portugal (Salvador), Edvaldo Nogueira (Aracaju) e Lélio Costa (Belém). Segundo ela, o PCdoB se colocará no pleito comprometido com as conquistas recentes do legado de Lula e Dilma e com uma plataforma voltada para tornar as cidades mais humanas, desenvolvidas e criativas.