Vera Sá: O futebol nos une

Enquanto este texto é escrito, ainda cresce o número de compartilhamentos e visualizações de um vídeo de breves 40 segundos, em que um jovem torcedor da seleção de Portugal consola um torcedor francês, logo após a vitória lusitana na final da Eurocopa de 2016.

Por Vera Sá*

Menino que torcia para Portugal consola torcedor francês após final da Eurocopa

A cena do francês em prantos chama a atenção. Ele olha para o telão e abre os braços, como quem pergunta, incrédulo: "Como isso foi acontecer?" No futebol, como na vida, só podemos ter certeza de uma coisa: nada é certo. Além da morte, claro. O pagamento de impostos também se encaixava nessa categoria, mas fatos recentes – e outros nem tanto – destruíram essa crença.

No vídeo, vemos o homem escondendo o choro, quando dedos quase infantis alcançam a mão adulta. A imagem se abre. Um menino com a camisa da seleção de Portugal está à frente dele, e oferece seu apoio.

O menino dá tapinhas no braço do francês, e fala. Com apenas 10 anos de idade, o jovem torcedor não sentiu a dor do jogo final da Eurocopa de 2004, quando a seleção de Portugal perdeu em casa para a Grécia. Mesmo assim, de modo voluntário, ele deixa sua posição de vitorioso para se colocar ao lado do outro, derrotado.

Os dois torcedores se abraçam, alegria e tristeza se tocam. O mais velho se afasta. O mais jovem olha para o telão, agita sua bandeira e sorri. Ele também se vai.

E o que fica para os que assistem ao vídeo?

Fica a certeza de que já estivemos nesses dois lugares: o do francês, aquele em que a aflição corrói a esperança à medida que o tempo passa e o sonho nos escapa; o do português, aquele em que a aflição cede lugar à euforia quando o inesperado nos alcança e o sonho se concretiza.

Fica também a certeza de que podemos ver além das nossas diferenças de idade, de origem étnica, de língua nativa, de times de nossa preferência, e de que podemos enxergar no outro o que temos em comum e caminharmos lado a lado, ainda que por breves momentos.

O Futebol nos une.

Confira no vídeo da BBC:

Confira o vídeo da SIC: