Belchior: Theatro José de Alencar recebe tributo ao disco "Alucinação"

Apresentação contará com presença de 40 jovens de oito comunidades de assentamentos rurais, de Santa Quitéria, Itatira e Canindé, que terão a oportunidade de visitar o TJA pela primeira vez, em parceria entre o Theatro, a banda Trovador Eletrônico e o Núcleo Tramas/UFC, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Belchior: Theatro José de Alencar recebe tributo ao disco "Alucinação"

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe neste sábado (23/07), um tributo especial ao disco "Alucinação", de Belchior, com grandes músicos de Sobral. É o show “Canto Torto", um espetáculo musical da banda Trovador Eletrônico, em celebração aos 40 anos do álbum que se tornou um dos mais aclamados da música brasileira, reunindo vários clássicos que marcaram em definitivo a carreira do cantor e compositor, nascido em Sobral.

"A poética do disco aborda temas de relevância social e as inquietações humanas, além das questões políticas próprias da época em que foi lançado. Suas canções foram eternizadas em grandes vozes da música brasileira, como Elis Regina, Fagner, Ednardo, Jair Rodrigues e, mais recentemente, Los Hermanos, Engenheiros do Hawaii e Ana Carolina, apenas para citar alguns intérpretes de sua obra", destacam os integrantes do Trovador Eletrônico, formado por seis latino-americanos sem parentes importantes e vindos do interior: Fernando Madeira (bateria), João Marcos (baixo), Anderson Freitas (teclado), Kelvin Mota e Robson Emanuel (guitarra e violão) e Léo Mackellene (vocal).

Somando-se ao tributo ao disco "Alucinação", o repertório do show contempla outros clássicos do cantor, percorrendo faixas de outros álbuns, em arranjos semelhantes aos originais, como pôde conferir o público que lotou o Teatro São João, em Sobral, na estreia do espetáculo, no último dia 20 de maio.

"O show é um convite à celebração e ao reconhecimento à genialidade não apenas do disco, mas, sobretudo, do compositor, que em 2016 completa 70 anos de idade. Nada mais justo aos músicos de Sobral do que prestar um tributo ao inenarrável sobralense Belchior, por sua dedicação, lucidez e subversão artísticas", ressaltam os integrantes do Trovador Eletrônico.

Jovens de assentamentos conhecerão o TJA

O show em homenagem a Belchior também contará com espectadores especiais: 40 jovens de oito comunidades de assentamentos rurais, de Santa Quitéria, Itatira e Canindé, que terão a oportunidade de visitar o TJA pela primeira vez e assistir á apresentação, gratuitamente.

A presença dos jovens foi é fruto de parceria entre o TJA, a banda Trovador Eletrônico e do projeto ligado ao Núcleo Tramas/UFC, para o fortalecimento da juventude rural, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O projeto, coordenado pela Profa. Dra. Raquel Rigotto, da Faculdade de Medicina da UFC, se chama "Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Cultura: Transformações Territoriais e a Juventude no Sertão Central Cearense", e integra ações do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária).

"Esse público tem tudo a ver com a proposta do show, pela própria história do Belchior, um rapaz latinoamericano sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes e vindo do interior. E também pela história de vida que ele conta na música 'Fotografia 3X4', do lado B do disco 'Alucinação'", ressalta o vocalista do Trovador Eletrônico, Leo Mackellene.

Sobre os músicos

Léo Mackellene (vocal) nasceu em Fortaleza em 1980 e mora em Sobral desde 2004. Em 1996, recebeu o prêmio de melhor canção no I Festival de Música na Aldeota, destacando-se com o prêmio de melhor intérprete. Em 2001, gravou com a Vulgare o CD ao vivo “O circo vai pegar fogo”, gravado no anfiteatro Dragão do Mar. No mesmo ano, produziu o CD “Giramundo”, da cantora fortalezense Joyce Custódio. Em 2004, já com a Unit, tocou na 1ª edição do Palco Nativo do festival Ceará Music. Em 2011, participou da produção do álbum “O Quarto das cinzas”, da banda cearense radicada em São Paulo “O Jardim das horas”. Em 2014, com a Estramonio, lançou o CD “Muda”, e gravou o clipe da música de trabalho, “Continue” (https://www.youtube.com/watch?v=94qrbaqMs6c). Em 2015, recebeu o prêmio de “Destaque” no Prêmio Ideal Clube de Literatura com o conto “Lâmpadas apagadas: um conto de natal”.

Kelvin Mota (guitarra) é guitarrista e cavaquinista e violonista 7 cordas, natural de Fortaleza-CE. Iniciou os estudos musicais aos doze anos de idade. Participou da banda de blues “Charlatões Licenciados” e no grupo “Chorando Baixinho”, vinculado ao curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Robson Emanuel (violão e guitarra), graduando em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e produtor musical e de palestras. Atualmente, trabalha como professor de Artes e Educação Musical em colégios privados e públicos em Sobral. É músico (violonista e guitarrista) e acompanha o cantor Evaldo Pvox.

João Marcos (baixo), graduando em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e músico “freelancer”. Atua como contrabaixista na banda que acompanha a professora de música da UFC e cantora Simone Sousa. Atuou também como violonista do Vocal UFC e guitarrista da Orquestra Ibiapaba de IPU-CE. Recentemente, atuou e produziu o show “Pink Floyd e A Psicanálise” no 4 Portas na Mesa, junto ao curso de Psicologia da UFC.

Fernando Madeira (bateria) é um músico, baterista, natural de Sobral-CE. Começou seus estudos na percussão aos 14 anos de idade, quando passou a desenvolver suas habilidades na bateria como autodidata. Atualmente, está em formação no curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como professor de bateria e percussão na Escola de Música de Sobral, desde 2014.

Anderson Freitas (teclado), graduando em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC), multiinstrumentista, trabalhando profissionalmente com música há oito anos, com participação em vários trabalhos de bandas, projetos e festivais de música locais. Atualmente, trabalha como educador musical e “freelancer”.

Contatos

FANPAGE: https://www.facebook.com/trovadoreletronico/
E-MAIL: [email protected]