Eleições 2016: PCdoB-CE inicia processo de convenções municipais

Com as mudanças da legislação eleitoral já válidas para este pleito, uma das consequências foi a redução do prazo oficial para a realização das convenções municipais. Aberto desde a última quarta-feira (20), a lei exige que os encontros sejam realizados até o dia 5 de agosto.

Mapa PCdoB-CE

“Tivemos o encurtamento do período para as convenções e também para a própria campanha, que ficará reduzida a apenas 47 dias”, alerta Abel Rodrigues, secretário estadual de Organização do PCdoB-CE. Para as convenções, destaca o dirigente, serão só dois finais de semana para os encontros municipais, dias geralmente escolhidos para a atividade.

Segundo Rodrigues, até agora já estão confirmadas a realização de 84 convenções municipais do PCdoB no Ceará, podendo alcançar em torno de 140 municípios. “Alguns acertos são definidos na reta final deste prazo. Os próximos dias serão de muitas conversações pois raros são os municípios que já estão com os candidatos totalmente definidos”, considera.

Neste final de semana, nos dias 23 e 24, serão realizadas 10 convenções eleitorais, dentre elas a de Viçosa do Ceará, onde o PCdoB terá candidato a Prefeito; Russas, com vice-prefeito comunista na disputa; e em Morada Nova. No outro final de semana, nos dias 30 e 31, serão mais 50 convenções eleitorais, mas que podem ser definidas ainda outras cidades que onde também serão realizados encontros. Já na reta final, mesmo durante a semana, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, já estão confirmadas 24 convenções, inclusive a de Fortaleza.

Candidaturas comunistas

Para as eleições deste ano, o PCdoB cearense apresenta um projeto ousado. Abel Rodrigues informa que, com dados atuais, que podem ser ainda atualizados com a proximidade do prazo final para o registro de candidaturas, o Partido terá mais de 20 candidatos que disputarão Prefeituras, cerca de 13 candidatos a Vice-Prefeitos, e quase 800 comunistas que pleiteiam vaga nos legislativos municipais.

“Nosso objetivo é eleger ou reeleger os candidatos onde já temos prefeitos, como Santana do Acaraú, Paracuru, Ipu, São Benedito e Farias Brito. Também estamos voltados à Prefeitura de Maranguape, cidade com mais de 100 mil habitantes e com um candidato de forte aceitação na cidade. Além destas, teremos candidatura do PCdoB em Crato, Viçosa do Ceará, Cariús, Itapiúna, Icó, Graça, Acaraú, Itarema, Eusébio, Uruburetama, Jardim, Assaré, Jati, Ipaporanga, Novo Oriente, Pacujá e Mucambo”, enumera.

Alerta aos Comitês Municipais

Com a redução do período para a realização das convenções municipais eleitorais, a direção estadual do PCdoB-CE reforça o alerta aos Comitês Municipais sobre as normas do Partido em relação aos editais de convocação das convenções. “O PCdoB tem todo um rito para as convenções. Segundo as normas partidárias determinadas pela direção nacional do Partido, os municípios têm que baixar o edital de convocação das convenções com, pelo menos, 7 dias de antecedência. Sendo assim, como o prazo final para a realização dos encontros é até o dia 5 de agosto, o limite para a divulgação dos editais é até o dia 30 de julho”, reforça Rodrigues, que acrescenta: “As convenções do PCdoB não são só aquele dia festivo, como acontece na maioria dos partidos. Seguimos um rito, com debate, reflexão e definições, além da assinatura dos candidatos da carta compromisso”, ratifica.

Segundo Rodrigues, os comitês municipais devem baixar o edital de convocação da convenção eleitoral, dar a ele divulgação “para que filiados e amigos tomem conhecimento do encontro”, além de dar publicidade no Cartório Eleitoral da Zona, na Câmara Municipal, na sede do partido, em local público e onde mais puder ser divulgado. “Além disso, o comitê municipal deve comunicar a direção estadual do Partido para que seja destacado um representante que acompanhará o encontro e garantir que todas as normas sejam cumpridas”.