PCdoB-CE: Mais cidades confirmam convenções eleitorais

Após as mudanças propostas pela nova legislação eleitoral, a redução do prazo oficial para a realização das convenções municipais permite que os encontros sejam realizados até o dia 5 de agosto.

manifestação pela democracia

Iniciadas no último dia 20, o PCdoB já realizou encontros em 10 municípios, dentre eles Viçosa do Ceará, onde o Partido apresenta candidato a Prefeito; Morada Nova; Beberibe e Jaguaruana. “Até o dia 5 de agosto, data final para a realização das convenções, já estão confirmados encontros em cerca de 100 municípios”, ratifica Abel Rodrigues, secretário estadual de Organização do PCdoB-CE.

No próximo final de semana, nos dias 30 e 31, já estão confirmadas várias convenções municipais, inclusive em cidades onde o PCdoB apresentará candidatura majoritária, dentre elas Cariús, Itapiuna, Graça, Crato, Santana do Acaraú, Eusébio, Farias Brito, Itarema, Jardim, Limoeiro do Norte, São Benedito e Uruburetama.

Até o dia 5, mais outras tantas cidades realizarão convenções, dentre elas Senador Pompeu, Acaraú, Assaré, Ipaporanga, Ipu, Mucambo, Novo Oriente, Pacujá, e Paracuru. A Região Metropolitana de Fortaleza sediará encontros em Caucaia, dia 1º; na capital, dia 4; e em Aquiraz e Maranguape no dia 5.

Prazos

O dirigente alerta os Comitês Municipais sobre as normas do Partido em relação aos editais de convocação das convenções. “As normas partidárias exigem que os municípios devem baixar o edital com, pelo menos, 7 dias de antecedência. Sendo assim, como o prazo final para a realização dos encontros é até o dia 5 de agosto, o limite para a divulgação dos editais é até o dia 30 de julho. Por isso, ainda aguardamos a confirmação de mais cidades que deverão realizar convenções e ainda não definiram a data em edital”, reforça. A expectativa é de que cerca de 15 cidades confirmem a realização do encontro. “Assim, atingiremos em torno de 130 convenções”, projeta Rodrigues.

O edital de convocação da convenção eleitoral deve ter ampla divulgação “para que filiados e amigos do Partido tomem conhecimento do encontro”. Os editais precisam ter publicidade no Cartório Eleitoral da Zona, na Câmara Municipal, na sede do partido, em local público e onde mais puder ser divulgado. “Além disso, o comitê municipal deve comunicar a direção estadual do Partido para que seja destacado um representante que acompanhará o encontro e garantir que todas as normas sejam cumpridas”, reforça Rodrigues.

Balanço

O dirigente comunista avalia o sentimento de dedicação da militância. “Temos percebido nas convenções já realizadas uma grande disposição e ânimo redobrado tanto da militância quanto dos candidatos. Estamos todos com muita garra para enfrentar as campanhas. Acreditamos que o PCdoB, apesar das dificuldades do atual ambiente político nacional, sairá fortalecido nessas eleições”, considera. Ele diz ainda que “a expectativa é dobrar o número de prefeitos eleitos e alcançar um número destacado de vereadores”.

Outra questão positiva destacada por Rodrigues é a aceitação dos candidatos em relação à carta compromisso, condição indispensável para a confirmação da candidatura. “Eles a têm encarado com muita responsabilidade, assinado e defendido. Isso demonstra a afinidade dos candidatos com o projeto e as posições do PCdoB”, avalia.