Angela Albino destaca a invisibilidade da mulher negra catarinense

A Deputada Federal Angela Albino participou de evento na UFSC alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha na UFSC. Ela destacou que o dia 25 de julho é importante para fazermos um balanço das conquistas do movimento negro no Brasil e principalmente um dia de valorização da mulher negra na nossa sociedade.

resistência negra

“Precisamos continuar a tirar as mulheres negras da invisibilidade e garantir seus direitos e uma história de autonomia. Ainda são poucas as mulheres negras à frente de cargos de chefia, ocupando cargos no Legislativo, no Executivo e no Judiciário, na mídia e em outras esferas. Elas ainda estão na base da pirâmide social, ao mesmo tempo, são chefes de família e aquelas que mais incidem nas políticas sociais”, disse.

Participação política

Em Santa Catarinense, temos alto índice de desenvolvimento humano, mas quando se refere ao recorte de gênero, o estado tem os piores índices.“Até hoje a única mulher negra eleita para o parlamento foi Antonieta de Barros que foi eleita deputada na década de 30. Em Florianópolis foram eleitas sete deputadas,. Eu fui a última a ser eleita em 2008”, lembrou.

Violência

A deputada afirmou que as mulheres negras são as mais atingidas no que se refere a cultura machista, sexista e misógina nas relações cotidianas e no mercado de trabalho.

Segundo a deputada, o homicídio de mulheres negras aumentou em 54% nos últimos 10 anos, segundo dados da Flacson (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais). Foram 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. O número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, saindo de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013.

“Por isso, eventos como este são importantes para que possam encontrar caminhos para garantir o protagonismo da mulher negra em Santa Catarina. Este empoderamento começa na infância, quando valorizamos a beleza afro, quando temos representatividade da mulher negra em bonecas e filmes, quando enfrentamos a hipersexualização. Ao mesmo tempo, fortalecer o movimento feminista e o movimento negro”, diz.

Legislação

A deputada é autora da Lei nº14.869/2009 que institui o Dia Estadual da Mulher Negra em Santa Catarina celebrado no dia 25 de julho. Ela também é autora da Lei 7557/2008 instituiu a data como Dia Municipal da Mulher Negra em Florianópolis.